BEBÊ DE 1 ANO ESTÁ COM SUSPEITA DE GRIPE SUÍNA
Um menino de 1 ano e 1 mês está internado na Santa Casa da Rio Preto com suspeita de H1N1, popularmente conhecida como gripe suína. Isaac Henrique Alves Correa foi internado na madrugada de quarta-feira, 11, e ficará em isolamento por cerca de cinco dias.
Segundo o pai da criança, Carlos Alberto Corrêa, 26 anos, os sintomas começaram na semana passada e foram evoluindo. “Na segunda-feira passada ele começou com uma tosse. Aparentava estar cansado, não brincava, não comia e começou a ficar rouco”, conta.
O bebê tem uma irmã gêmea que também apresenta febre. Os pais acreditam que, no caso da menina, o estado febril seja provocado pelo nascimento dos dentes, mas ainda assim ela está sendo observada por orientação dos médicos.
Um exame de radiografia apontou um princípio de pneumonia e Isaac ficou internado durante quatro dias. Depois tomou remédios em casa, mas os sintomas não desapareceram e, na terça-feira, 10, os pais retornaram à unidade de saúde, de onde ele foi encaminhado à Santa Casa.
“Os médicos disseram que os sintomas são muito semelhantes aos da gripe suína, então ele vai ficar no isolamento até segunda-feira, 16”, diz o pai.
Ainda de acordo com Carlos, outro bebê, de 5 meses, está em isolamento no mesmo quarto de Isaac, também com suspeita da doença. Essa informação não é confirmada pela assessoria de imprensa do hospital.
Sintomas
Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto requer cuidados especiais a pessoa que apresentar febre alta, acima de 38°, 39°, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza e dificuldade para respirar. diarioweb