Santafessulenses vão à rua em manifestação contra a corrupção

Publicado em 21/03/2015 00:03

Segundo organizadores, além de Santa Fé, participantes eram de cidades da Comarca

Próxima manifestação será em abril

Por Daniela Trombeta Dias

DSC_7049No domingo, 15, aconteceu em todo o Brasil e em alguns países do exterior, manifestações contra a corrupção, contra o Governo Federal e em favor da reforma política. Em cidades e estados brasileiros, milhares de pessoas foram às ruas para protestar. Em Santa Fé não foi diferente, e, segundo um dos organizadores da manifestação na cidade, Antonio Donizeti Souza, a participação popular foi satisfatória.
A concentração ocorreu na Avenida Navarro de Andrade, trecho situado entre as Praças Salles Filho e da Matriz, sendo o trajeto feito pela referida avenida até a rua 19, voltando pela mesma avenida até o ponto de concentração. A Manifestação contou com um trio elétrico onde os manifestantes puderam discursar.
“Segundo dados que a Polícia Militar nos passou, tivemos a participação de cerca de 2 mil pessoas, contando não só os que estavam a pé, mas também os que nos acompanhavam de carro e moto. Ficamos muito contentes com o resultado e estamos organizando uma nova manifestação”, afirmou ele.
Enfatizou Antonio Donizeti que os participantes eram de Santa Fé, de cidades da Comarca e ainda de outros municípios da região, como Palmeira D’Oeste. “As pessoas participaram e estão acreditando que vai haver mudanças, uma vez que estão lutando por elas”, disse.
Relatou ainda que tudo ocorreu sem o registro de nenhuma ocorrência policial ou algum tipo de violência.
Segundo ele, a próxima manifestação está marcada para o dia 12 de abril. “A concentração será no mesmo local, mas analisaremos com o grupo que organiza para aumentarmos o trajeto da passeata. Desta vez, além de contar com as pessoas que já participaram, pedimos que outras venham, para que, juntos, lutemos por um Brasil melhor e sem corrupção”, finalizou ele.
“É hora de fazermos algo ao invés de só reclamar, e por isso eu participei da manifestação e trouxe minha família”, relatou o motorista Márinaldo Ribeiro.
Já a dona de casa Elvira Miranda contou que decidiu ir à manifestação pouco antes da mesma começar. “Eu sempre apoiei, mas não pensava em participar, porém, na última hora, ‘caiu minha ficha’ e vi que a melhor forma de apoiar era participar e digo que foi muito bom. Aconselho todos a irem à próxima e apoiar a mudança do Brasil”, disse ela.
A estudante Lorena Silvério foi juntamente com um grupo de amigos. “Apoiar e participar significa lutar por um futuro melhor e todos os brasileiros deveriam entender isso”, enfatizou.
Manifestações na região
Rio Preto
Em São José do Rio Preto a manifestação começou às 9:30 e terminou às 12:00 horas. O protesto reuniu cerca de 11 mil pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar e dos organizadores.
O ato foi marcado pelo Movimento Cidadania Brasil, nas redes sociais. O grupo começou a se concentrar em frente ao Mercadão, no centro da cidade, e saiu em passeata pelas principais ruas do Centro. Eles passaram pela Prefeitura, na Avenida Alberto Andaló, uma das mais importantes da cidade. A segurança foi feita por 400 policiais.
Penápolis
Cerca de 500 manifestantes protestaram em Penápolis, segundo a Polícia Militar. A concentração foi no Parque Santa Leonor, às 9:00 horas. Depois, o grupo seguiu até a Avenida João Antônio de Castilho, no Paço Municipal. O ato terminou às 11:00 horas.
Araçatuba
Em Araçatuba, a concentração começou às 9:00 horas na Avenida Pompeu de Toledo, uma das principais vias da cidade, e terminou às 11:00 horas. Eles saíram em passeata às 10:00 horas pela Avenida Brasília em direção à Praça Rui Barbosa, no Centro da Cidade. Às 11:00 horas, os manifestantes cantaram o hino nacional, dando fim a manifestação.
Segundo a Polícia Militar, cerca de 5 mil pessoas participaram do ato.
Birigui
Em Birigui, cerca de quatro mil pessoas, segundo a Polícia Militar, se reuniram na Praça Doutor Gama, no Centro da cidade. Para os organizadores, o ato reuniu 2,5 mil pessoas. A passeata começou por volta das 9:00 horas e terminou 11:30 horas, com os manifestantes percorrendo algumas ruas da cidade.
Votuporanga
Em Votuporanga, os manifestantes se concentraram em frente à Concha Acústica da cidade. A maioria vestia roupas em verde e amarelo e tinha o rosto pintado. Segundo organizadores e Polícia Militar, cerca de 2 mil pessoas participaram. A manifestação terminou por volta das 11:00 horas. O protesto foi organizado pelas redes sociais com o nome ‘Passeata pela impeachment de Dilma’.
Catanduva
Em Catanduva, os manifestantes se concentraram na Prefeitura, e, por volta das 10:00 horas, seguiram em passeata pela Rua Brasil, uma das principais da cidade, em direção à Praça da Igreja Matriz.
Segundo organizadores e Polícia Militar, cerca de 1,2 mil pessoas participaram do ato. A passeata terminou às 11:00 horas. Os manifestantes se organizaram através das redes sociais, pela página “Fora Dilma”.

Última Edição