Atendimento: três meses analisando estabelecimentos de Santa Fé e Jales
A coluna de hoje será repleta de elogios e críticas ao fator mais importante em todo estabelecimento comercial ou negócio de qualquer espécie: o atendimento.
Não adianta estar bem localizado ou possuir o melhor produto, se não for possível abranger dentro de um empreendimento o atendimento eficiente e de qualidade, os clientes escaparão como a areia fina escapa por entre as mãos.
Já ouvi diversos comentários sobre a suposta falta de preparo de determinados setores para atender ao público, e já pude comprovar que em alguns deles isto é de fato “comum”, por assim dizer.
Porém, é preciso enaltecer aqueles que sabem a importância do atendimento e do respeito, acima de tudo.
Usando da liberdade deste espaço, gostaria agora de “premiar” alguns locais que fizeram parte de uma espécie de “minilaboratório do dia-a-dia” que venho fazendo há algum tempo.
Por cerca de três meses busquei variar bastante os lugares que costumo frequentar em Santa Fé do Sul e Jales, cidades em que estou diariamente, visando exatamente poder escrever uma coluna que retratasse aqueles que conseguissem demonstrar um atendimento diferenciado dos demais.
No setor de alimentação gostaria de destacar o restaurante “Na Onda do Peixe”.
O diferencial deste estabelecimento se deu no atendimento ágil e principalmente na observância dos detalhes, que começou com o garçom preocupado com o ventilador estava nos incomodando, devido ao tempo gélido, e terminou com o mesmo oferecendo um guarda-chuva para que eu pudesse levar minha mãe, minha namorada e sua amiga até o carro sem que elas se molhassem.
Apenas detalhes, não é mesmo? Pois muitos lugares não se preocupam com estes, e com isso perdem a oportunidade de se destacarem.
No setor de serviços gostaria de destacar duas oficinas: “Auto Esporte”, em Santa Fé, e “Limeira Car”, em Jales.
Ninguém gosta de ficar na mão com o carro, mas, pior que isso, é também ficar na mão com aquele que é responsável por devolver o funcionamento dele: o mecânico.
Acontece que não tive este problema. Não o segundo, pelo menos.
Meu carro apresentou alguns defeitos nesse período e necessitei de socorro em duas situações diferentes, sendo que em ambas acabei tão bem atendido e tranquilizado que risquei da minha mente o rótulo de “enrolado” que associava a este setor.
Basta saber procurar e você sairá satisfeito, pode acreditar. Também não acertei de primeira, mas, enfim, acertei.
Apesar de pertencer em parte ao setor de serviços, gostaria de dar atenção especial a um estabelecimento: as agências bancárias.
O cliente fiel de determinado banco, que rotineiramente recebe atendimento preferencial em algumas situações, sempre estará sujeito a acreditar que “o seu” é melhor que os outros, mas, analisando a situação como um cliente casual, que fui ao tentar efetuar pagamentos de boletos e realizar depósitos através do atendimento convencional, posso dizer seguramente que ambas as agências do Banco do Brasil de Santa Fé se destacam nessa análise.
Principalmente a agência mais antiga deste banco, localizada na esquina da Avenida Navarro de Andrade com a Rua Nove.
Entre todas, esta foi a única em que encontrei todos os caixas atendendo ao mesmo tempo. Sem falar que existe uma espécie de “caixa rápido”, que possui uma senha diferenciada para clientes que pretendem realizar no máximo duas operações durante o atendimento. Excelente e respeitoso para conosco, cidadãos.
Para encerrar, merece ser destacado o atendimento da loja “Maroca Moda e Acessórios”, em Jales, e da academia “Body Time”, em Santa Fé do Sul.
Na Maroca, onde estive para comprar o presente de aniversário de minha namorada, recebi um tratamento especial e que foi muito além do interesse em quanto eu iria gastar naquela oportunidade. A preocupação foi a de me ajudar achar realmente aquilo que satisfaria o gosto daquela que seria presenteada.
Atender aos anseios do cliente é essencial!
Já na academia Body Time nem preciso dizer muito sobre como foi minha experiência, pois, sem dúvidas, todos aqueles que já foram conhece-la certamente terão a mesma opinião: o respeito é incrível!
Os aparelhos também, é verdade, mas o atendimento encontrado naquele local, inclusive por parte da proprietária, é o mais diferenciado que já pude experimentar em todas as espécies de estabelecimentos que já frequentei.
Que esta análise geral não seja encarada como um demérito aos outros estabelecimentos destes gêneros, mas sim que sirva de estímulo àqueles que querem vender aquilo que todos nós, clientes, buscamos sempre: satisfação e respeito!