Saae explicou alteração na cor da água

Publicado em 2/05/2015 01:05

Segundo o Saae, vegetação rica em ferro liberou substância que alterou a cor da água

Por Daniela Trombeta Dias

saaeNa sexta-feira da semana passada, 24, os moradores de alguns bairros de Santa Fé abastecidos pela Represa Municipal sofreram com um transtorno, visto que estavam recebendo água suja.
O superintende do Saae, Adércio Rodrigues, explicou que a coloração atípica ocorreu devido ao grande excesso de ferro. “Excesso esse que foi causado devido ao baixo nível que a represa atingiu no ano passado, pois juntou-se muita vegetação na margem das represas, e, agora, com as últimas chuvas registradas, essa vegetação, que é rica em ferro, foi liberada na tubulação, ocasionando a mudança cor na água. Assim, em muitas residências, esse tipo de sujeira na água acabou surgindo”, explicou Adércio.
Adércio ainda ressaltou que essa água não traz nenhum prejuízo à saúde e que o Saae já tomou as devidas providencias e tudo está sendo resolvido. “A situação ocorreu em quase toda a cidade; porém, só em áreas abastecidas pela represa. Só não tiveram o transtorno os moradores dos bairros abastecidos por poços”, contou ele.
O chefe da ETA – Estação de Tratamento de Água –, Roberto Carlos Melo, informou ainda que desde que informados da situação, o Saae vem tomando providências para resolver totalmente o problema. “O problema praticamente já foi solucionada. Efetuamos descargas nas pontas de redes (onde termina cada rede de água) para efetuar mais rapidamente a limpeza das tubulações”, relatou ele.
Com o problema, muitas caixas d’água ficaram totalmente sujas com os resíduos liberados, e, por isso, o Saae informou que o morador que sofreu com o problema deve entrar em contato com a autarquia. “Faremos uma lista para que essas caixas d’água também sejam limpas, sem ônus ao morador. Outra situação é na conta de água, pois algumas pessoas estão alegando que para tentar resolver o problema deixaram as torneiras ligadas para ver se ‘esgotavam’ a água suja e, por isso, terão alteração na conta de água e, quanto a isso, basta ele vir ao Saae assim que receber a próxima conta, que analisaremos a situação baseados nos registro de consumo de cada contribuinte. A água fornecida pelo Saae é totalmente tratada e potável”, finalizou Adércio.

Última Edição