Tópicos da Semana – Edição de 6/06/15
Por Mário Aurélio Sampaio e Silva
Charge: Leandro Gusson (Tatto)
Camarote VIP
A Funec irá montar este ano o seu Camarote VIP, destinado especialmente aos estudantes da instituição que tenham interesse em participar da Expo Santa Fé, embora qualquer pessoa poderá ter acesso, sendo R$ 250,00 para alunos, e R$ 300,00, não alunos.
Autoridades
Provavelmente o Camarote VIP Funec será também um espaço para receber convidados e autoridades em geral, o que fará com que o nome da Faculdade seja ainda mais divulgado, haja vista a grande quantidade de pessoas que por aqui passarão nos 5 dias de festa.
Corretagem
Profissionais da área estão comentando por aí que um ex político de Santa Fé está ganhando muito dinheiro fazendo corretagem, intermediando a venda de grandes lotes aqui na cidade, e que outros políticos seriam “café pequeno” perto da dinheirama que tem aparecido em seu bolso.
Maioridade
O tema que vem sendo um dos assuntos mais discutidos nos últimos dias no País é a questão da maioridade penal. Menos de 48 horas depois de a presidente Dilma Rousseff voltar a criticar a redução da maioridade penal, em um evento em São Paulo, o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), anunciou na segunda-feira, 1º de junho, que vai votar a proposta de emenda constitucional no plenário da Casa ainda neste mês.
Proposta
Ele também sugeriu que a medida passe por um referendo a ser feito junto com as eleições municipais de 2016. A consulta popular será incluída na proposta. O PT, por outro lado, é terminantemente contra a redução da punição dos crimes de menores infratores de 18 para 16 anos.
A presidente
Em contraposição, Dilma Rousseff, em uma reunião política também realizada na segunda-feira, pediu aos ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e da Casa Civil, Aloizio Mercadante, a elaboração de propostas que tenham como objetivo combater a impunidade e penalizar, de forma mais rigorosa, adultos que exploram adolescentes para a prática de crimes, e afirmou que “não podemos permitir a redução da maioridade penal”.
O que pensa
O entendimento do governo é de que a redução da maioridade penal não será eficiente para diminuir a criminalidade, afirmando não ser essa questão um retrocesso, pois, para o Governo, não será desta forma que poderemos reduzir a criminalidade, até porque, para ele, países que adotaram medidas semelhantes não tiveram redução da criminalidade.
E viva nóis!
O Brasil, segundo estudo divulgado nesta segunda-feira pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário segue na última colocação no ranking que mede o retorno oferecido em termos de serviços públicos de qualidade à população em relação ao que o contribuinte paga em impostos.
Cinco vezes campeão
O Brasil, ainda segundo o estudo, que avaliou os 30 países com as maiores cargas de tributos, ficou pela 5ª vez seguida na lanterninha da lista. A Austrália ficou em 1º lugar no chamado Índice de Retorno de Bem Estar à Sociedade (IRBES), seguida da Coreia do Sul e dos Estados Unidos.
É nóis na fita
O Brasil ficou na 30ª posição do ranking, atrás de países como Uruguai, 11º, Argentina, 19º, e Grécia, 16º lugar e, mesmo com sucessivos recordes de arrecadação tributária, marca que, em 2015, já chegou aos R$ 800 bilhões de tributos, o país continua oferecendo péssimo retorno aos contribuintes, no que se refere à qualidade do ensino, atendimento de saúde pública, segurança, saneamento básico, entre outros serviços.
Para nossos patrões
Segundo pesquisa realizada nesta semana pelo IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação –, neste ano os brasileiros tiveram que trabalhar até o último domingo, 31, só para pagar impostos para os governos federal, estadual e municipal. Foram 151 dias de trabalho para pagar toda a carga tributária.
Não quero
A campanha de Dia dos Namorados do Boticário que mostra diferentes tipos de casais, heterossexuais e homossexuais, trocando presentes, virou, nesta semana, alvo de protestos e ameaça de boicote à marca nas redes sociais e até de denúncia ao Conar – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária –, que abriu um processo para julgar a propaganda após receber mais de 20 reclamações de consumidores que consideraram a peça “desrespeitosa à sociedade e à família”.
O vídeo
O fato é que O Boticário fez tocar, em sua bonita campanha para o Dia dos Namorados, os acordes do mundo que queremos, um mundo onde as pessoas possam ser felizes e respeitadas e, com isso, conseguiu abordar, com respeito e sensibilidade, a ressonância atual sobre as mais diferentes formas de amor – independentemente de idade, raça, gênero ou orientação sexual – representadas pelo prazer em presentear a pessoa amada no Dia dos Namorados.
E lá vem ela, na passarela
No Facebook, diversos grupos conservadores convocaram os seguidores a marcar “não gostei” na página do vídeo no Youtube, e até o pastor Silas Malafaia, que, ao que parece, ter como única preocupação a questão da homossexualidade, gravou um vídeo com críticas ao comercial, afirmando que “temos que preservar o macho e a fêmea”.