Realizado o primeiro dia da Campanha de Cadastro de Medula Óssea na Funec

Publicado em 6/06/2015 07:06

A Campanha Seja um Herói, Salve Vidas é realizada em Santa Fé, com apoio de
O Jornal e Funec

Por Daniela Trombeta Dias

Na terça-feira, 2, foi realizado no campus I da Funec, o primeiro dia da Campanha Seja um Herói, Salve Vidas, quando foram feitos 31 cadastros para doação de medula óssea.
O cadastramento foi feito por uma equipe do Hemocentro de Fernandópolis, tendo sido a campanha idealizada pelo morador de Fernandópolis Claudio Azevedo, visando fazer o cadastro de pessoas que pudessem ser compatíveis com o filho, João Pedro, diagnosticado em 2009, com leucemia, ou com qualquer outro paciente que dependesse do transplante para sobreviver. Porém, o garoto faleceu este ano, mas o pai, com o apoio do Hemocentro de Fernandópolis, continua realizando campanhas em toda a região em prol a outros pacientes.
2º dia
Na próxima terça-feira, 9, será realizado o segundo dia da campanha, desta vez no campus II da Funec; porém, no mesmo horário, das 16:00, às 22:00 horas.
A Campanha está aberta para toda a população de Santa Fé e região. O doador deve ter entre 18 a 54 anos, nunca ter tido câncer, hepatite B e C ou HIV.
Para que os dados do doador façam parte do Registro Nacional de Doares de Medula Óssea (Redome), será feito um cadastro e coletado 5 ml de sangue do indivíduo. É necessário apresentação de RG, CPF e Cartão SUS.
O presidente da Funec, Ademir Maschio, que já é doador, disse a causa é nobre e precisa da ajuda de todos. “Sabemos da dificuldade em encontrar um doador combatível, por isso precisamos aumentar o número de cadastrados. Ajudar uma causa tão nobre é um prazer. Torço para ser combatível e ter o privilégio de ser um doador, de salvar uma vida”.
Segundo a diretora pedagógica, professora doutra Sâmira Ambar Lins, a Campanha desperta a conscientização e o espírito solidário dos alunos. “A Funec, além de ser responsável pela formação acadêmica, também busca a formação cidadã dos discentes”.

Última Edição