Realizada a Campanha “Seja um Herói, Salve Vidas”

Publicado em 12/06/2015 23:06

Hemocentro cadastrou 161 novos voluntários à doadores de medula óssea

Por Daniela Trombeta Dias

No dias 2 e 9 deste mês foi realizada mais uma campanha “Seja um Herói, Salve Vidas”, nos campi I e II da Funec. A campanha aconteceu através de uma parceria da Funec e o Hemocentro de Fernandópolis, com apoio de O Jornal.
Aberta a toda a população, a campanha recebeu a adesão de 161 cadastros de possíveis novos doadores de medula óssea.
Os cadastrados agora passam a integrar o banco de dados do Redome – Registro Nacional de Doares de Medula Óssea –, que atende pacientes de todo o Brasil.
A campanha foi idealizada pelo morador de Fernandópolis Claudio Azevedo, visando fazer o cadastro de pessoas que pudessem ser compatíveis com o filho João Pedro, diagnosticado em 2009 com leucemia, ou com qualquer outro paciente que dependesse do transplante para sobreviver. Porém, o garoto faleceu este ano, mas o pai, com o apoio do Hemocentro de Fernandópolis, continua realizando campanhas em toda a região visando ajudar outros pacientes.
O presidente da Funec, Ademir Maschio, que já é doador, disse que essas parcerias são determinantes para aumentar o número de inscritos no Redome. “Fizemos essa parceria com o Hemocentro porque entendemos que se trata de uma causa nobre e sabemos que as chances de encontrar um doador compatível é uma a cada 100 mil, e, por isso, quanto mais pessoas cadastradas, mais chances de encontrar um possível doador para um paciente que tanto precisa. A Funec está de portas abertas em prol de causas como essa”, ressaltou Ademir.
Segundo o Redome, o número de voluntários tem aumentado expressivamente nos últimos anos. Em 2000, existiam apenas 12 mil inscritos. Em novembro de 2014, o número saltou para 3,5 milhões de doadores. O Brasil tornou-se o terceiro maior banco de dados do gênero no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos – que tem quase 7 milhões de doadores, e da Alemanha, com aproximadamente 5 milhões.
A diretora pedagógica professora doutora Sâmira Ambar Lins enfatizou que a Campanha desperta a conscientização e o espírito solidário dos alunos. “Somos uma instituição educacional que tem compromisso com a formação acadêmica dos alunos, mas também com a formação de cidadãos conscientes e solidários”, afirmou Sâmira Lins.

Última Edição