SITUAÇÃO DA REPRESA MUNICIPAL AINDA É CRÍTICA, SEGUNDO INFORMAÇÕES DO SAAE
Continua sendo preocupante a falta de chuvas em Santa Fé, visto que a represa de abastecimento do Saae há muito tempo está com capacidade abaixo do indicado, o que pode ocasionar, num futuro próximo, o racionamento de água na cidade.
Em entrevista a reportagem de O Jornal, o superintendente do Saae – Serviço Autônomo de Água e Esgoto -, Adércio Rodrigues, relatou que, apesar de haver sido tomadas várias medidas, a situação ainda é crítica e o estado deve ser de alerta e encomia.
“A população tem colaborado e, pelos dados de consumo, percebemos que 90%, têm economizado. Entretanto, é necessário que os 10% restantes também entendam que é de suma importância uma maior economia de água”, afirmou ele.
De acordo com Adércio, as últimas chuvas, apesar de terem sido aparentemente boas, em torno de 60 milímetros, não foram suficientes.
Entre as medidas mencionadas por ele, para ajudar no problema, foram construídos mais poços artesianos.
“Um já está funcionando próximo à represa e outro está sendo construído. Também fizemos um na Rua das Margaridas, que abastece os bairros Jardim Universitário I, II e III. O Outro, foi construído no Jardim Europa 3, que abastece ainda o Jardim Europa 1 e 2; temos um no Alto Bela Vista, que fornece água para o próprio bairro e ainda para o Residencial Itália, o Jardim Morumbi, o Coqueiro 1 e 2 e o bairro Terras Altas do Sol”.
Informou ele que está sendo feito o recadastramento de todos os poços artesianos da cidade para verificar se estão em funcionamento e regularizados.
Multas
Funcionários do Saae atuam como fiscalizadores da economia, orientando a população; porém, ainda há quem não respeite e gaste água, lavando o carro, quintal ou enchendo piscina.
Adércio contou que até o momento foram aplicadas em torno de 30 multas. “Nós advertimos pelos menos três vezes, orientando a pessoa, e, depois, é aplicada a multa, que pode ser de até 3 UFMs – Unidade Fiscal do Município -, cujo valor gira em torno de R$ 150,01, cada”, finalizou.