MAIS DOCE QUE O DOCE DA BATATA DOCE

Publicado em 7/02/2014 23:02

Doce vida, doces sonhos, que seja doce.
Adoçar, adocicar, colocar açúcar.
Que bom seria se tudo na nossa vida tivesse um doce sabor.
Associamos o sabor doce a suavidade, a felicidade, assim como associamos o amargo às situações difíceis e o apimentado aos momentos mais picantes.
O que seria de nossa vida sem todos estes temperos? O que seria do doce sem o amargo ou o azedo?
Então, não, não desejo mais que sua vida seja apenas doce; desejo que ela seja salgada, azeda, picante, e, sim, um tanto quanto amarga.
Assim como na nutrição, na sua vida também deve haver variedade e equilíbrio. Os momentos azedos nos tiram da nossa doce zona de conforto e nos movimentam.
O equilíbrio, assim como a própria palavra já diz, vem da adequação de todas as coisas nas doses corretas.
Mas, então, como equilibrar todos estes sabores e sensações?
É claro que se você pudesse escolher tudo o que acontece com você, ficaria bem mais fácil, quer dizer, nem tanto: nós escolheríamos nunca mais sofrer, nem por nós nem por ninguém, deixaríamos tudo doce, e desequilibrado.
E é aí que está justamente o ponto chave: momentos amargos ou sofrer fazem parte do estar em equilíbrio.
O problema é que associamos sofrimento a algo muito ruim, insuportável, o que em partes é bem verdade. Porém, também existe contentamento no sofrimento e, talvez, esta seja a parte mais difícil de enxergar.
Nos consumimos, tanto em nossas dores em nossas perdas, e nos esquecemos deste detalhe: as mudanças, “sofrimentos”, são as maiores responsáveis pela nossa evolução.
Já dizia a música “é preciso chuva para florir”.
Sem outono não há inverno, nem primavera, nem verão.
O que proponho então é não se prender tanto às estações ou aos sabores da sua vida, mas, sim, em como você se comporta durante estas situações, em como você os vive.
Há sempre motivos para sorrir, para ser feliz, mesmo naquelas situações mais incômodas. A felicidade pode vir de uma lembrança de ao menos ter vivido, ou da constatação da oportunidade de estar vivendo.
Você pode equilibrar estes sabores mudando a forma de encará-los e saboreando cada um no seu devido tempo e pelo período necessário.
Não há amargura que dure para sempre. Nem doçura.

Uma vida saudável começa pela alimentação!
Consulte um nutricionista!

Última Edição