COMPROMISSO

Publicado em 17/07/2015 23:07

A nutrição é uma ciência dinâmica, muda constantemente, pois a cada dia surgem novas pesquisas que comprovam ou desmentem a eficácia de alguns alimentos.
Numa hora ovo é ruim, na outra é bom. Em um momento a gordura é vilã, depois, dependendo do tipo, é muito mocinha.
Infelizmente, por ser assim, ela sofre com os modismos e a massificação de conceitos.
Mas, felizmente, temos a comprovação cientifica do nosso lado e quem faz nutrição de verdade não confunde as coisas.
Porém, a confusão da vez aconteceu com o “detox”. Virou moda falar “detox”.
Virou moda tomar suco verde.
Tudo bem que eu amo essa moda. Acho muito melhor do que tomar refrigerante ou sucos de caixinha.
Mas, também virou moda dar uma surtada geral e exagerar: trocar refeição por sucos, passar 5 dias com dieta líquida e outros absurdos maiores.
E pior, o mais triste é quando ao invés de esclarecer a mídia confunde e distorce a ciência que já bem comprovada clínica e cientificamente.
Por isso, vamos lá. O que você realmente precisa saber sobre “detox”.
O seu corpo precisa detoxificar, isso, esse é o termo certo para eliminar as toxinas que ingerimos e a que somos expostos diariamente. Os órgãos que, principalmente, são responsáveis por isso são fígado e rins. E, ainda bem que eles fazem isso, senão estaríamos perdidos.
Acontece que atualmente somos exageradamente bombardeados por toxinas que vem de diversos lugares: poluição, fumaça, perfume, produtos de limpeza, desodorantes, maquiagem, plásticos e alimentos, principalmente os industrializados, isso, os corantes, conservantes, adoçantes e todas as outras coisas que fazem estes produtos terem cor, sabor e validade também intoxicam seu corpo. Fora todos os compostos que vem junto devido ao processamento, por exemplo, o açúcar refinado leva enxofre que é altamente cancerígeno.
Por tudo isso, é fundamental manter uma alimentação que permita ao seu corpo detoxificar, promover a eliminação destas toxinas. De que forma? Através do consumo de frutas, verduras e legumes, carnes magras, cereais integrais e diminuição do consumo de industrializados, gorduras, açúcar e refinados.
A alimentação colorida que forneça todas as vitaminas e minerais para que seu fígado e rim funcionem é essencial. Usar sucos de frutas com vegetais também.
Alguns alimentos também contêm compostos bioativos que potencializam essa ação, exemplo da tão aclamada e famosa couve que, além de ser servida na forma de salada, pode dar um belo suco.
Mas, é claro que toda orientação deve ser individualizada, pois ninguém é igual a ninguém e as necessidades podem variar, por isso, nós nutricionistas existimos, para ensinar o que cada um deve ou não comer. Esse é nosso papel e de mais ninguém.
Nós estudamos, nos atualizamos, evoluímos de acordo com o avanço da ciência da nutrição.
Não precisamos de Ibope, não precisamos causar confusão, precisamos da sua saúde.
Nosso compromisso é com a sua qualidade de vida.
Por isso, querido leitor, se for fazer um “detox” comece pelo que você ouve ou lê.
Não caia na moda.

Uma vida saudável começa pela alimentação!
Consulte sempre um nutricionista!

Última Edição