Tópicos da Semana – Edição de 18/07/15
Por Mário Aurélio Sampaio e Silva
Charge: Leandro Gusson (Tatto)
Fofoca daqui, fofoca dali…
Em nossa cidade, os comentários, principalmente nas padarias da vida, são de que o empresário Gilberto Faidiga, embora seja o proprietário de uma das melhores panificadoras da cidade, haja vista sua destreza no feitio de pães, bem como na administração de seu empreendimento, para alguns, não tem demonstrado muita habilidade política.
Passado
O fato é, como todos sabem, que Faidiga foi vice-prefeito de Toninho Favaleça, cujo mandato aconteceu entre 2009 e 2012, porém pouco ficou junto a administração devido a divergências de ideais.
45 -15= ?
Tudo indica que Faidiga esteja fazendo como o português que foi a Inglaterra para aprender o inglês e acabou esquecendo sua língua nativa, o português, e, além disso, também não aprendeu o inglês. Ele, que era do 45, perdeu a afeição do grupo, e, ao que consta, não conquistou integralmente a turma do 15. Daí que óleo não mistura com água. São heterogêneos e, sendo assim, 45 – 15 pode não dar uma boa mistura.
Sustentabilidade
Porém, sua campanha, segundo o próprio pré-candidato, como ele mesmo se denomina, será baseada na Sustentabilidade, haja vista a inexistência de recursos para sua campanha que, ainda segundo ele, terá como vice o policial Aparecido Tonholo, pessoa carismática e que poderá também arrastar um bom eleitorado. Pode surgir aí uma união de peso.
Tiro no pé
O também pré-candidato a prefeito de Santa Fé do Sul, Rodrigo Jão, que acaba de filiar-se ao PTB, partido pelo qual disputou a eleição em 2008, parece não ter feito uma boa escolha. Depois de disputar as eleições municipais como vice-prefeito no último pleito, tendo como candidato a prefeito Juninho Zocaratto, talvez fosse agora a menina dos olhos do PMDB, uma vez ter dado a cara a tapa por todos esses anos. Entretanto, o que muitos estão dizendo por aí é que o referido “cuspiu no prato de comeu”, e que terá que ter boa lábia para convencer o povo sobre os reais motivos que teriam feito com que desvinculasse do partido, indo para o PTB, cujo presidente, desde a última segunda-feira, é o próprio, e vice, o empresário Alcides Fernandes, mais conhecido com Alcides do Bom Retiro.
Em Três Fronteiras
Em Três Fronteiras o prefeito Flavinho, já em seu segundo mandato, e, portanto, impossibilitado de disputar o pleito em 2016, tem sido elogiado pela sua administração. Agora, resta-lhe “costurar” muito para compor os diversos candidatos ao seu redor, de Zafalon a Niquinha, passando por Roberto Sorato (Geada), e o leque de pré-candidatos parece ser extenso. Pela oposição, ao que tudo indica, teremos aí Bim Belão e Bete do Deraldo como possíveis candidatos a prefeito daquele município.
Em Santa Rita D’Oeste
Após ter encerrado seus dois mandados consecutivos com extrema maestria, o prefeito de Santa Rita D’Oeste Walter Muller possivelmente apoiará Vailton ou Ruy Miami. Do outro lado, é bem provável que sairá na disputa Osmar do PT, que jura que não mais disputará o cargo proporcional de vereador, e, sim, que encabeçará uma chapa.
Rubineia
A atual prefeita Clevoci Cardoso tem legalmente o direito de ser candidata, mas Aparecido Goulart, o Cidão, desponta como forte candidato, para voltar à Prefeitura, vez que já governou aquele município por oito anos e é detentor de muito prestígio na cidade.
Santana da Ponte Pensa
No município, as águas da Ponte Pensa parecem estar muito tranquilas, uma vez que, tudo indica, o novo mandato será resolvido entre a reeleição do atual prefeito de Zeca de Melo e seu vice Fernando Tobal. Segundo consta, o que estiver melhor na pesquisa encabeçará a chapa.
Nova Canaã
O vice Gueia é o candidato do atual prefeito Silvano Cesar Moreira. Por outro lado, Carlão, ex-prefeito, caso seja viabilizada a sua condição de candidato, estará na disputa.
Em Santa Clara
Em Santa Clara D’Oeste o potencial pré-candidato ao cargo do Executivo será o atual prefeito do município, Claudiomar Sanches, mas, segundo os próprios eleitores da cidade, por lá está um paradeiro só, e ninguém anda abrindo muito o bico para falar de política.
Confusão?
O vereador Sabão, ao defender a Câmara Municipal, em uma entrevista para uma emissora local, mais atacou o prefeito – ao dizer que tudo já havia ‘pedido ao alcaide – do que fez sua própria defesa. Aproximando as eleições – para ganhar espaço e popularidade – vamos ver o ‘diabo na casa do terço’, para usar um adágio popular.
Burocrata
Diante do que foi publicado nesta coluna na edição de 11 do corrente mês, no comentário sobre o empresário Faíco, quando se falou que “falta-lhe talvez conhecimento administrativo e principalmente político”, O Jornal, na verdade, vem cumprir o dever de esclarecer que a questão se refere a cargo eminentemente político, e não a cargo burocrata, pois estamos tratando da disputa ao pleito de prefeito.
Funec
Em reunião de Conselho Curador, realizada na sexta-feira da semana passada, ficou acordado que os saudosos Cesar Whitaker e o advogado e jornalista Alcides Silva serão homenageados em breve.
Campus II
A biblioteca do campus II terá o nome do professor e vereador Cesar Whitaker, merecido reconhecimento devido ao trabalho em prol da cidade, seja como professor, vereador, curador da Funec e promotor de diversos eventos.
Campus I
Já no campus I da instituição, local onde é ministrado o curso de Direito da Funec, além de abrigar o Cejus – Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania –, a biblioteca do prédio receberá o nome do grande advogado e jornalista Alcides Silva, diretor responsável de O Jornal por 35 anos e advogado em diversas prefeituras da região, como Santa Fé, Jales, Fernandópolis, Votuporanga, Chapadão do Sul, dentre outras, além de ter sido o grande “consultor” e advogado do deputado estadual Carlão Pignatari e do hoje ministro Edinho Araújo.