Secretário adjunto da Secretaria da Cultura, José Roberto Sadek, prestigia a V Mostra de Violas e Ponteios
Em entrevista a O Jornal, ele enfatizou a importância de, com ou sem crise, manter os projetos e programas culturais
Por Daniela Trombeta Dias
Teve início ontem, 21, a V Mostra de Violas e Ponteios em Santa Fé, realizada através da Cultura e Arte Abaçaí e do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Cultura. E, prestigiando o evento, ontem e hoje, está na cidade o secretário adjunto da Secretaria do Estado de São Paulo, José Roberto Sadek.
Em entrevista a O Jornal, o secretário adjunto contou que, apesar de já ter vindo várias vezes a Santa Fé, é a primeira vez que participa do Violas e Ponteios. “A cultura sertaneja é muito forte no interior, e merece, com certeza, ser mantida e prestigiada. Por isso, a Secretaria apoia a realização deste tipo de evento”, afirmou ele.
Disse ainda que uma questão importante para a cultura não é só fazer eventos, mas, sim, que a cidade tenha uma estrutura cultural, o que pode ser encontrado em Santa Fé. “A cultura é um processo acumulativo, um pouco parecido com a área da educação. O que fazemos de interessante na cultura é que, ao organizar a infraestrutura, a cidade amplia o repertório e, desta forma, a cidade está apta para receber coisas diferentes. É claro que depende também da Prefeitura e de certa continuidade de investimento e da percepção de que a cultura é importante. Posso dizer que Santa Fé é bem estruturada e já pode ser considerada um polo regional da cultura”, relatou José Roberto.
Quando questionado sobre como a Secretaria apoia a cultura em época de crise para continuar enviando verbas para as prefeituras para a realização de projetos e programas culturais, ele enfatizou que o trabalho é realizado em parceria com as prefeituras. “Na medida em que as prefeituras respondem a essa parceria, os projetos são cuidados por organizações sociais e, por conseguinte, estendidos e mantidos. Tudo isso é reflexo da resposta do público, e por isso que, mesmo com a crise, mantemos todos os projetos, sem exceção, apesar da restrição orçamentária, pois preparamos a pasta. Todos sabem de onde a crise vem, nós sofremos; mas, aos invés de reclamar, trabalhamos, remodelamos orçamentos e cortamos algumas coisas para mantermos o atendimento ao cidadão, que é o nosso principal expectador, sem atingir a qualidade dos projetos e programas. Em Santa Fé, há o Projeto Guri, Viagem Literária, além do Circuito Cultural, ou seja, todos os projetos são bons e realizados em parcerias para oferecer cultura à população, e o Violas e Ponteios é oferecido com o objetivo de manter a cultura da música sertaneja raiz, que é boa e inteligente” disse ele.
Para finalizar, Sadek contou que através do Circuito Cultural Paulista haverá no dia 13 de setembro, na Praça Salles Filho, o espetáculo circense “Vaiqueeuvoo”, da Cia Irmãos Sabatino. “É uma releitura jovem e dinâmica, que, através da linguagem do circo, dará aos espectadores a oportunidade única de prestigiar os corajosos e habilidosos aviadores da década de 30 em ação, desafiando a gravidade. Com certeza todos irão apreciar”, finalizou.