Embora não tenha definido a situação do diretório em Santa Fé, Arnaldo Jardim confirma que PPS está se reestruturando
Por Ilson Colombo
A menos de quarenta dias do prazo para definições partidárias dos pretensos candidatos das próximas eleições municipais, o clima começa a esquentar com as tentativas de seduzir novos filiados e atrair alguns de siglas opostas. Até mesmo a formação de novos diretórios provisórios da maioria dos partidos começa a ser alvos dos articuladores políticos.
No ano passado, essa situação aconteceu com a troca de direção do DEM, que até então era considerado de oposição, comandado por Gilberto Faidiga, e mudou totalmente, indo para a situação na Câmara com o vereador Ronaldo Lima, e a presidência ficando nas mãos de Ademir Maschio.
Agora, parece que outro partido que apoiou o peemedebista Juninho Zocarato estaria trocando de direção e também de filosofia, migrando-se para o grupo que apoia a administração de Armando Rossafa (PSDB).
Na Câmara o partido tem como representante o vereador Evandro Mura, um dos mais críticos do atual governo, e como presidente da diretoria provisória, o ex-vereador Manoel Tobal.
Durante sua presença na abertura do VI Aquishow, o secretário de Agricultura do Governo de São Paulo, o deputado federal do PPS Arnaldo Jardim falou sobre a hipótese de mudança de direção da sigla, afirmando que o partido está passando por uma reestruturação natural.
Disse ele que todos os partidos estão se preparando para as eleições de 2016, e o PPS também o fará. “Não tenho condições de falar sobre o caso específico de Santa Fé do Sul, mas sei bem o que está acontecendo aqui”, disse ele.
Essa reestruturação, segundo Jardim, faz parte de um balanço dos resultados da última eleição para deputado estadual e federal e nas cidades onde o partido não teve votos.
“As direções serão reformuladas, pois, trata-se de uma medida natural; portanto, onde o partido não teve votos, significa que o comando do diretório não tem feito esse empenho para ajudar a eleger os seus candidatos”, explicou o secretário da Agricultura.
Contudo, Jardim não quis afirmar se irá tirar alguém do comando do partido em Santa Fé do Sul, e que serão feitas algumas modificações como todos os partidos fazem quando se percebe essa falta de compromisso com os candidatos durante os pleitos eleitorais em nível nacional e estadual.
Sobre a saída do cargo do atual presidente Manoel Tobal, Arnaldo Jardim respondeu que não teria como responder naquele momento, e se comprometeu a dar essa informação depois de amanhã, segunda-feira, por telefone, e quais serão os rumos que o partido dará para este diretório.
Com relação às notícias de bastidores de que a santafessulense Marilsa Fernandes assumiria a presidência do novo diretório de Santa Fé do Sul, Arnaldo Jardim em princípio negou a informação, afirmando que, apesar da grande amizade que eles têm, desde o governo Montoro, essa afinidade não tem qualquer relação com filiação partidária, e que também desconhece qual partido Marilsa pertence, e lembrou que ela nunca fez campanha para ele. Neste caso, não há qualquer desdobramento político com Marilsa.
O vereador Evandro Mura (PPS) se reuniu com Arnaldo Jardim durante o Aquishow para falar sobre o assunto, e, acompanhado do deputado estadual Itamar Borges, (PMDB) disse que ouviu do deputado federal que ainda não tinha uma informação concreta sobre o futuro do diretório em Santa Fé do Sul, mas confirmou que o partido está reformulando alguns comandos como fazem todos os outros às vésperas de eleições. Mura também disse que não pretende mudar sua filosofia de vereador de oposição no poder legislativo, caso ocorra mudanças radicais na condução do PPS local.
O atual presidente, Manoel Tobal, disse que aguarda o posicionamento oficial da executiva estadual e que respeitará democraticamente qualquer decisão a ser tomada futuramente. Sobre a representatividade no legislativo pelo vereador Mura, ele espera que se houverem mudanças na direção, o PPS deve se manter na oposição para garantir a legitimidade da eleição do vereador pepessista.
Marilsa foi procurada, mas não quis dar declarações oficiais sobre a notícia de que ela estaria pleiteando a presidência do diretório municipal do PPS de Santa Fé do Sul, e apenas confirmou a sua grande amizade com o deputado Arnaldo Jardim, que vem desde a década de 90.