Tópicos da Semana – Edição de 5/09/15.

Publicado em 5/09/2015 00:09

Por Mário Aurélio Sampaio e Silva

Charge: Leandro Gusson (Tatto)

Charge 5-09Carma
Quando se fala em Santa Casa, o nome já vem associado a dívidas, falta de pagamento de funcionários, médicos insatisfeitos, campanhas ou leilões em prol da entidade e etecetera e tal, como se fosse carma a entidade ter que viver e passar por tantos apuros, por tantos anos seguidos.

Carma II
Com o significado de ação, em sânscrito – antiga língua sagrada da Índia –, é um termo vindo da religião budista, hinduísta e jainista, e significa “ato deliberado”. Já a literatura pós-védica expressa a evolução do termo para “lei” ou “ordem”, sendo definida muitas vezes como “lei de conservação da força”, e isso significa que para toda ação existe uma reação, e é exatamente isso que nossa Santa Casa vem fazendo, reagindo, aos fracos suspiros, para que possa sobreviver.

E a nossa Santa Casa?
Oras, se ao longo dos anos tratamos nossa entidade com certo desdém, salvo algumas poucas exceções, é certo que hoje só poderíamos estar vivendo um verdadeiro caos, como a eterna falta de dinheiro para honrar seus compromissos.

Panelaço
A situação chegou a tal ponto que o vereador Alcir Zaina, indignado com os fatos, organizou, apoiado pelo Poder Legislativo, um panelaço, que foi realizado no sábado passado, com o intuito de unir forças e tentar, mais uma vez, “abrir os olhos dos grandões do poder”, no sentido de cobrar as promessas que ainda não foram cumpridas.

Panelaço II
Em torno de 250 pessoas estavam presentes no ato e, embora todos os prefeitos, vereadores e secretários de Saúde dos municípios que fazem parte do Consagra tivessem sido convidados, poucos compareceram. Como sabemos que, quem não chora não mama, para os que não estiveram no panelaço, não será permitido nem um pingo de leite, e é bom lembrar que todas as cidades abrangidas pelo Consagra precisam dos serviços da Santa Casa de Misericórdia de Santa Fé do Sul.

Haja ouvidos
Os presentes que lá estiveram para apoiar a causa, mais precisamente as autoridades da região, ouviram diversos tipos de reclamações a respeito da ausência de prefeitos, vereadores e secretários de outras cidades, até porque, como se sabe, a Santa Casa é para todos.

Merda no ventilador
O vereador Alcir Zaina, em seu discurso, afirmou que “hoje, nosso partido é Santa Fé, e todos os políticos vão apanhar, começando pela presidente Dilma, que não tem responsabilidade necessária para cuidar da Saúde…temos um ministro, que é da nossa terra, e que precisa fazer gestão para buscar recursos para a nossa Santa Casa; temos o deputado Rodrigo Garcia, que teve votos aqui, e hoje é secretário, que precisa nos ajudar também nessa questão; o deputado federal Fausto Pinato, que precisa nos auxiliar neste momento…o governador Geraldo Alckmin, que teve a maioria dos votos desta cidade, e que precisa olhar com bons olhos para Santa Fé e para a Saúde do Estado…do nosso deputados Carlão Pignatari, para o qual fui coordenador de campanha em Santa Fé, e que agora corre e não atende o telefone…o deputado Itamar Borges, que é filho da terra, e que no início do ano estampou no jornal ‘Itamar Borges conquista 3 milhões para a Santa Casa’, mas esse dinheiro não chegou, porque nem foi assinado o convênio…”

Merda no ventilador II
O vereador Sabão questionou a ausência dos políticos que aqui estiveram pedindo votos, e disse também que foram inúmeras as vezes que esteve no gabinete do prefeito de Santa Fé, Armando Rossafa, e o mesmo se encontrava em desespero devido a falta de recursos dos governos do Estado e Federal. A culpa acaba sendo despejada nos prefeitos, principalmente no de Santa Fé, uma vez que a Santa Casa está localizada aqui…

Abaixo assinado
As autoridades lá presentes, através da Câmara Municipal de Santa Fé do Sul, organizaram e distribuíram um abaixo assinado, que será entregue para o governador, para o secretário de Estado da Saúde, com cópia para a presidente.

A mola do final do túnel
O clínico geral Luiz César Rodrigues, diretor técnico da Santa Casa, na ocasião afirmou que ‘chegamos a um momento que estamos precisando mendigar para fazer com que, as duras penas, nossa Santa Casa continue em pé’”.

No Facebook
Na terça-feira, dia 1º, o deputado Itamar Borges publicou em sua página no Facebook afirmando que “Este sábado a Câmara Municipal de Santa Fé do Sul realizou um movimento de apoio à Santa Casa com a participação de vereadores, prefeitos, funcionários do hospital e apoiadores. Realmente a Santa Casa precisa do apoio de todos. Como prefeito apoiei a Santa Casa na modernização, compra de equipamentos e destinação de recursos para manter o hospital de portas abertas. Como deputado, desde o primeiro momento trabalho por mais recursos para o hospital e no último ano conseguimos R$ 2.750 milhões….”

No Facebook II
Ainda em sua página, o parlamentar disse que “Este ano também conseguimos a renovação deste convênio. Porém, por conta do momento econômico, o Governo do Estado está atrasando a assinatura dos convênios e o repasse dos recursos, não só com a Santa Casa de Santa Fé, como também com diversas outras entidades, o que está dificultando ainda mais a situação dos hospitais. Tenho cobrado e mostrado esta realidade para a equipe da Secretaria de Saúde diariamente. Vamos continuar cobrando e pedindo esse apoio para a liberação de recursos e a regularização deste convênio já autorizado. Todo apoio é importante para sensibilizar o Governo do Estado para agilizar a assinatura do convênio e a liberação dos recursos”.

Última Edição