Médicos continuam paralisação e Santa Casa deve voltar aos serviços pelo SUS somente na próxima semana
O Corpo Clínico da Santa Casa de Santa Fé do Sul continua a paralisação que teve início na quarta-feira, dia 2. Dessa forma, em torno de 19 profissionais médicos que atendem nas especialidades de Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e Traumatologia, e na Clínica Médica Geral, Cardiológica, Pediátrica, de Anestesia e Clínica Cirúrgica não estão mais realizando atendimento para pacientes do SUS.
O não cumprimento do acordo que o hospital fez, de pagar os 60% restantes da quantia em atraso referente aos plantões médicos, foi um dos motivos que culminou na decisão da paralisação, e a provedoria da Santa Casa informou que, como o Governo do Estado não renovou o convênio no valor de R$ 2,7 milhões, faltou dinheiro para honrar com o compromisso de efetuar os pagamentos aos médicos.
Ontem, dia 4, o provedor da Santa Casa José Biscassi; o secretário de Saúde de Santa Fé, Carlos Rogério Garcia; acompanhados dos deputados Carlão Pignatari e Itamar Borges estiveram com a diretora da DRS – Diretoria Regional de Saúde -, de Rio Preto, Claudia Monteiro Ferrareze Ferreira, com o objetivo de definir qual será a medida tomada com relação aos pacientes de urgência e emergência, caso a situação não se resolva; porém, até o fechamento desta edição não havia ainda um parecer sobre a reunião.
Também foi agendado para a próxima terça-feira, dia 8, às 11:00 horas, pelo subsecretário de Tecnologia e Serviço ao Cidadão, Júlio Semeglini, uma audiência com o secretário adjunto de Saúde, Wilson Modesto Pollara e o assessor parlamentar Luis Melo. Na ocasião estarão presentes o provedor da Santa Casa José Biscassi, o secretário de Saúde, Carlos Rogério Garcia e os deputados Carlão Pignatari e Itamar Borges.
Todos os pacientes que já estavam internados no hospital quando a paralisação começou continuam recebendo assistência médica normalmente.