NOVO CIGARRO DE PALHA PODERÁ ELEVAR OS ÍNDICES DE TABAGISMO
Composto de tabaco e palha de milho, o cigarro de palha ou palheiro – como é conhecido -, é a nova moda dos adolescentes e para aqueles que querem parar de fumar, que os usam pois acreditam ser muito menos nocivos que os industrializados.
Com o aumento das vendas, os cigarros de palhas, antes vendidos somente em tabacarias, hoje já se encontram em mercados, postos de combustíveis e pequenas conveniências. A movimentação foi tamanha, que é possível encontrar 30 marcas diferentes para os palheiros, inclusive, nos sabores cereja, menta e hortelã. Com o gosto mais atrativo e visual diferente, o consumo acaba sendo maior que os industrializados.
A estimativa do Ministério da Saúde é que a venda dos mesmos volte a aumentar o índice de fumantes, que registrava queda de 20% nos últimos nove anos.
O Inca – Instituto do Câncer – alerta sobre os malefícios causados por eles que, apesar de apresentarem níveis menores de tabagismo, ainda é prejudicial, dado que, continua sendo um dos principais fatores que levam ao câncer de laringe e pulmão. G1