Comandante da Guarda fala sobre falhas nas câmeras de segurança da cidade
Atualmente foi feita a manutenção corretiva para reaproveitar equipamentos e fazê-los voltar a funcionar
Por Daniela Trombeta Dias
Em uma reportagem de O Jornal veiculada em julho deste ano, o comandante da Guarda Municipal explicou o porquê de apenas duas, das 35 câmeras de segurança, estarem funcionando naquela época.
E, na última sessão da Câmara Municipal, realizada na terça-feira, 8, o vereador Evandro Mura, através do requerimento 089/2015, afirmou que verificou que apenas uma câmera atualmente estava funcionando. Ele ainda questionou o comandante Everson Merigui Pinha, solicitando que informasse que valor seria necessário para a reparação de todas as câmeras de segurança, e se já existe planejamento para que todo o serviço volte a funcionar de maneira eficaz.
Em entrevista à reportagem, o comandante Pinha relatou que não é possível determinar o valor total porque o foco é melhorar a qualidade. “Já realizamos um mapeamento na cidade e descobrimos que é possível reaproveitar parte do material que já temos, gerando economia para os cofres públicos. Por enquanto só posso informar que usaremos o sistema de fibra ótica, pois já possuímos essa estrutura”, contou Pinha.
Disse ainda que não é possível determinar um prazo para que as câmeras voltem a funcionar. “Possivelmente neste trimestre teremos mais câmeras operando, porém, não é possível determinar uma data específica”.
Do total de 35 câmeras, apenas uma está operando, mas as imagens da mesma continuam sendo acompanhadas pelo Centro de Controle de Operações da Guarda Municipal, que realiza o monitoramento por 24 horas. O sistema ainda grava as imagens e, quando os guardas avistam atitudes suspeitas, salva as imagens e as armazenam. “A Guarda ainda realiza o patrulhamento ostensivo e preventivo pelas ruas da cidade visando garantir a segurança das pessoas e do patrimônio público”, finalizou ele.