Fortes chuvas da semana passada foram bem-vindas para vários setores
A produção tende a aumentar devido às condições climáticas do ano
Por Lucas Machado
Este ano, o percentual de chuvas está consideravelmente bom com relação ao ano passado, uma vez que este vem aumentando cada vez mais, e, com esse aumento, o setor agrícola acaba por se beneficiando.
No ano de 2014, no primeiro semestre, de acordo com a ETA – Estação de Tratamento de Água e Esgoto –, do Saae, choveu 563,2 milímetros, e, nos seis primeiros meses deste ano, já foram registrados 676 mm de chuva.
Em agosto do ano passado, os 31 dias do mês passaram sem chuva; já neste ano foram registrados 8,6 mm de chuva.
Na segunda semana deste mês, já foram registrados 117,2 mm, uma vez que dia 7 choveu 4,6 milímetros; no dia 9, foram registrados 18 mm; dia 10 foram 10,4 mm, dia 11, 41,4 mm, dia 12, último sábado, 41,6, e no último domingo, 13, foram 1,2 mm.
Segundo o secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Santa Fé, Jeferson de Oliveira Mendonça, esse ano, a chuva vem ajudando os produtores rurais, tendo quase atingido a marca de 800 milímetros de janeiro até o dia 16 deste mês.
De acordo com ele, na Comarca, há uma grande variedade de plantações, entre elas milho; cana de açúcar; o sorgo, que serve de silagem, ou seja, alimentos dos animais; seringueira; eucalipto; banana nanica e banana maçã; uva e hortaliças folhosas e não folhosas; laranja pera; e pastagem em geral.
“A média anual de chuva para a cidade é de 1.250 mm. Geralmente, em setembro, a região regista cerca de 63 mm, e, só este mês já choveu o dobro do esperado, cerca de 118 mm. Com isso, os produtores estão iniciando as preparações da terra para os plantios”, comentou ele.
Jeferson afirmou ainda que a chuva tem grande influência na produção agrícola, pois aumenta a umidade do ar e do solo, facilitando o desenvolvimento das plantas, diminuindo a necessidade de irrigação, havendo uma economia de água e um aumento no nível dos reservatórios.
“Todas as culturas são beneficiadas, pois, sem água, as plantas não completam seu ciclo, sendo eles a germinação, o desenvolvimento, florescimento e a frutificação. A chuva beneficia aqueles que estão preparando sua terra para iniciar o plantio, mas atrapalha, se caso for muito violenta, uma vez que pode ocorrer de estourar curvas de nível, ou até mesmo derrubar plantas que já estejam em produção, prontas para serem comercializadas, mas os benefícios são sempre bem maiores. No caso da nossa região, as chuvas são brandas e penetram bastante no solo”, relatou Jeferson.
Ele finalizou afirmando que ainda não foi possível avaliar se a produção agrícola aumentou ou diminuiu, pois muitos produtores estão preparando a terra para a produção. “Se depender de condições climáticas, com certeza este ano será melhor para a produção”, finalizou ele.