VOCÊ TEM FOME DE QUÊ?

Publicado em 14/02/2014 23:02

Você tem sede de quê?
Você tem fome de quê?
Já dizia a música “A gente não quer só comida, a gente quer saída para qualquer parte”.
Comer é muito bom, alivia as tensões, acalma a ansiedade, preenche um vazio.
E é exatamente aí que mora o problema: a comida preenche um vazio que não é provocado pela falta de comida; por isso, dá uma sensação momentânea de satisfação, que é seguida, na maioria das vezes, pela raiva, culpa e insatisfação.
Nós precisamos comer, precisamos nos alimentar para mantermos nosso corpo funcionando. Mas a comida também tem outro papel além de nutrir, ela nos socializa e nos acolhe. Ninguém comemora nada sem comer, festa em família não é festa se não houver as guloseimas e delícias preparadas com tanto carinho.
A comida transmite e provoca emoções.
Nós fomos acostumados a relacionar o ato de comer com carinho e aconchego: quando você era bebê e chorava sua mãe lhe confortava no colo e lhe alimentava.
Hoje, quando você briga com alguém, o que lhe conforta é uma bela caixa de bombons.
Mas, a diferença é que hoje você é um adulto, teoricamente, e tem ferramentas suficientes para procurar conforto em outros recursos que não a comida.
Difícil, não é? Ser adulto, responsável por fazer escolhas, ter que pensar e responder pelas atitudes. Ter que entender do que é a sua fome.
Você tem fome de quê? De carinho? De atenção? De raiva? De ansiedade?
Então, vamos começar a resolver esses vazios que te levam a comida. Só assim uma alimentação saudável conseguirá ser incorporada a sua rotina.
Fazer “regime” e perder peso é, relativamente, fácil: você fica um mês sem comer nada e emagrece. Porém, manter essa perda de peso não é nada fácil: primeiro porque a dieta depois de um tempo enjoa e na realidade neste período não houve mudança de hábitos, apenas o cumprimento de um programa por um período.
É preciso descobrir a origem da fome e resolver sua causa: “Fome na alma, comida nenhuma acalma”.
Descubra sua fome e acalme sua alma. Com a “comida” certa.

Uma vida saudável começa pela alimentação!
Consulte um nutricionista!

Última Edição