VAMOS COLORIR ESTE PRATO

Publicado em 26/09/2015 00:09

Todo mundo sabe o que não deve comer.
Todo mundo também sabe o que deve comer.
Mas, nem todo mundo come o deveria comer.
Também escuta muito que tal coisa “engorda” e que outra “emagrece”.
Paramos de comer o que faz bem, tanto ao paladar quanto ao corpo e começamos a comer o têm menos calorias. E esse foi o problema.
Veio a indústria com o light e diet, variedade de “alimentos” prontos e práticos enriquecidos artificialmente com vitaminas e minerais e você ficou perdido.
Então, vamos desenrolar um pouco, ou quem sabe complicar mais, porém, começar a colorir e variar este prato e enriquecer a sua alimentação.
Os alimentos nos fornecem nutrientes importantes, os já famosos carboidratos, encontrados nos cereais, massas, pães, batatas; as proteínas, vindas das carnes, leite e derivados; as gorduras, dos óleos, manteiga e os minerais e as vitaminas que se encontram, principalmente, nas frutas e verduras.
Sim, você já sabia de tudo isso e que precisa comer cereais integrais, carnes magras e gorduras boas, como o azeite.
Mas, o que talvez você não saiba é que os alimentos nos fornecem fitoquímicos.
Os fitoquímicos são compostos encontrados nos vegetais que têm efeito benéfico ou um papel ativo na melhora da saúde.
Por exemplo, eles podem melhorar o funcionamento do sistema imunológico, agir diretamente contra bactérias e vírus, reduzir inflamação, ou estar associado no tratamento e/ou prevenção de câncer, doenças cardiovasculares ou qualquer outra enfermidade.
Estes compostos bioativos são responsáveis pela coloração dos alimentos, por isso, o que é laranja é rico em um fitoquímico e o que é verde é rico em outro.
Daí a necessidade de variar e comer alimentos de todas as cores.
O alho é rico em alicina, poderosa substância antiinflamatória, o chá verde tem catequinas que aceleram o metabolismo, a uva roxa tem resveratrol que ajuda a prevenir contra o câncer, a melancia tem citrulina, que auxilia na recuperação após atividade físca, a couve tem glicosinolatos que ajudam a detoxificar o seu corpo, a linhaça tem lignana que estimula o sistema imune, e por aí vai.
Esses fitoquímicos são encontrados apenas nos alimentos “in natura”, ou seja, nas frutas, verduras e legumes. Por isso, precisamos incluí-los diariamente na nossa alimentação.
Você não acha pão enriquecido com catequinas, nem mesmo biscoito rico em resveratrol.
Por isso, vamos colorir esse prato e buscar nos alimentos tudo que precisamos para ter mais saúde, vitalidade e disposição.

Uma vida saudável começa pela alimentação!
Consulte sempre um nutricionista!

Última Edição