AÇÃO DO BANCO CENTRAL FAZ DÓLAR CAIR

Publicado em 26/09/2015 10:09

AÇÃO DO BANCO CENTRAL FAZ DÓLAR CAIRO dólar recuava mais de 1 por cento e chegou a cair abaixo de 3,90 reais ontem, 25, reagindo à intensa ação do Banco Central, que aliviou boa parte da pressão sentida no mercado brasileiro de câmbio nas últimas sessões.
Às 10:15 horas, o dólar recuava 1,21 por cento, a 3,9432 reais na venda, após marcar na véspera a maior queda desde o fim de 2008, de 3,73 por cento. Na mínima da sessão, a moeda norte-americana atingiu 3,8841 reais.
“O presidente do BC, Alexandre Tombini, deu a entender que o BC pode usar as reservas cambiais vendendo dólar no físico, a divisa iniciou um forte processo de queda”, escreveu o operador da corretora Correparti Ricardo Gomes da Silva Filho em nota a clientes.
Ele não descarta, porém que o dólar retome a trajetória de alta em breve.
A declaração desencadeou forte ajuste na taxa de câmbio, corroborado perto do fim da sessão pelo anúncio de um programa de venda e compra de títulos públicos pelo Tesouro Nacional.
O recuo na cotação do dólar ocorreu após a autoridade monetária elevar o volume da rolagem de contratos de Swap – concessão de empréstimos recíprocos entre bancos, em moedas diferentes e com taxas de câmbio idênticas –, sinalizando a insatisfação com a escalada da moeda americana nos últimos pregões. Apesar do alívio na cotação, a volatilidade foi elevada, com a divisa variando entre a mínima de R$ 3,493 e a máxima de R$ 3,569.
Para analistas, essa pressão vai continuar. Segundo Ari Santos, gerente de renda variável da corretora H.Commcor, a aversão ao risco está maior devido ao cenário de instabilidade política. Os agentes do mercado financeiro temem que o enfraquecimento da relação entre a presidente Dilma Rousseff e o Legislativo acabem por agravar ainda mais a recessão da economia. Exame e ExtraGlobo

Última Edição