Daqui a poucos dias entra em vigor Horário de Verão
Por Daniela Trombeta Dias
Terá início no próximo mês, a partir da 0:00 hora do dia 18, o Horário de Verão, quando os relógios devem ser adiantados em uma hora.
O novo horário é válido para quem mora nas das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Distrito Federal, e terminará apenas às 0:00 hora do dia 21 de fevereiro de 2016.
Instituído pelo Decreto 6.558, de 2008, o principal objetivo do Horário de Verão é o de aproveitar melhor a luminosidade natural do dia, e, dessa forma, reduzir o consumo de energia elétrica nos fins de tarde.
O primeiro País a adotar oficialmente o horário de verão foi a Alemanha, em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, para economizar os gastos com carvão.
No Brasil, o primeiro horário de verão foi realizado entre 1931 e 1932, pelo presidente Getúlio Vargas, com duração de 5 meses. A prática vem sendo adotada sem interrupções desde 1985, com algumas diferenças nos estados que aderem à mudança e os períodos de duração.
Economia de energia
Segundo o Ministério de Minas e Energia, a estimativa de redução em 2015, entre 18:00 e 21:00 horas, será de até 1.970 megawatts (MW) no subsistema Sudeste/Centro-Oeste. O valor é equivalente ao dobro da demanda da cidade de Brasília. No subsistema Sul, segundo o ministério, a redução foi 625 MW.
Os ganhos com a redução do consumo total de energia foram de cerca de 195 MW médios no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, que equivale ao consumo mensal da cidade de Brasília, e 55 MW médios no subsistema Sul, equivalente ao consumo mensal de Florianópolis.
Apesar do incômodo, mais de 70% da população aprova a medida. Uma pesquisa constatou que as horas a mais de luz no final do dia permitiram o aumento do convívio familiar entre pais e filhos menores.
O tempo para adaptar-se ao Horário de Verão é de oito dias.
“Eu gosto do Horário de Verão, pois, apesar de ter que acordar mais cedo, à tarde chego em casa do trabalho com mais disposição, tanto para fazer algum serviço ou mesmo caminhar e passear”, disse a secretária do lar Elvira Cruz.
Segundo a fisioterapeuta Sarah Moreira, quando a rotina muda, não importando se é no começo ou no fim do Horário de Verão, o ciclo biológico de todas as pessoas é alterado e o organismo não consegue se preparar.
“Entre as dicas para se adaptar a mudança de horários é procurar relaxar ao máximo no dia em que o horário de verão entrar em vigor, evitando indisposição; pegar leve nos exercícios, assim como realizar atividades que acalmem, como ioga, fazer refeições mais leves e tentar ir para a cama duas horas mais cedo que o habitual”, explicou ela.