Chuvas deverão aliviar forte calor em toda a região

Publicado em 26/09/2015 00:09

Temperaturas têm oscilado entre 32º e 41º

Por Daniela Trombeta Dias
CALORO forte calor já predomina há alguns dias em Santa Fé e região, e nem parece que no início deste mês toda a região sofreu com os temporais e fortes ventos.
Segundo o site Clima Tempo, a temperatura em Santa Fé tem estado em torno de 32º pela manhã, oscilando de 38º a 41º no período da tarde.
A Umidade Relativa do Ar vem caindo progressivamente, sendo maior pela manhã, 60%, e menor à tarde, em torno de 24%.
Mas, apesar do forte calor, a expectativa é de chuva para este fim semana. Hoje, a mínima será de 25 º e máxima 38º, com possibilidades de pancadas de chuvas à tarde e à noite. Já amanhã, domingo, a mínima deverá ser de 24º e máxima de 38º.
De segunda, dia 28, a quinta-feira, 1º, apesar de o calor continuar a ser predominante, a previsão é de chuvas para os fins de tarde e no período da noite, variando a mínima entre 21º e 23º e máxima de 32º e 41º.
Em toda a região Noroeste, a época do inverno este ano bateu recorde de calor; porém, a primavera teve início na quarta-feira, 23, e a expectativa é de que as frequentes chuvas amenizem um pouco as altas temperaturas.
Como solucionar o calor
Quem não tem ar condicionado em casa, seja pelo valor do aparelho ou do peso na conta de luz, ou porque não gosta do ar ressecado e acha que o frio faz mal à garganta, sofre com o calor.
Mas há outros meios para diminuir a temperatura da casa que vão além do banho de mangueira. Vidros que retêm os raios solares, trepadeiras na parede e jardins verticais são algumas das ideias.
Uma das dicas mais valiosas é ter plantas, não só na sala, mas também no quarto, pois elas aumentam a umidade e facilitam a circulação do ar.
A vegetação tem esse poder de baixar a temperatura, pois a planta usa o sol para fazer a fotossíntese e isso umedece o ar. Elas tanto servem de barreira para os raios solares quanto absorvem a energia solar. A sombra de uma árvore é mais fresca do que a de uma varanda, mas qualquer planta ajuda, podendo ser uma trepadeira na parede externa da casa ou uma pérgola.
Saúde
Para cuidar da saúde nessa época, é importante se hidratar e, segundo a nutricionista Elaine Ângulo, não basta só tomar líquido. “É importante ingerir o líquido correto, como água, água de coco, sucos naturais e chás gelados; porém, as pessoas tomam mais sucos artificiais, e principalmente refrigerantes, o que sobrecarrega o corpo com açúcares e corantes, extremamente prejudiciais ao organismo”, afirmou.
Ela ainda enfatizou que, por dia, uma pessoa deve beber de 8 a 10 copos de líquido. “Mas, quem pratica exercício físico, deve consumir mais líquidos e beber um copo antes de começar os exercício e um a cada 15 minutos ao longo da prática. No geral, para melhorar ainda mais a saúde e não correr o risco de desidratação, deve-se comer alimentos que contenham água, como acelga, alface, agrião, brócolis, couve, chicória, espinafre, jiló, repolho, tomate melancia, uva, abacaxi entre outros”, explicou.
Para finalizar ela enfatizou que a água fornece os nutrientes essenciais para todas as células através do sangue. “Além disso, ajuda o corpo a se livrar de subprodutos tóxicos do nosso metabolismo, regulando a temperatura corporal, lubrificando os músculos e articulações, mantendo o nível de energia, reduzindo o cansaço e protegendo o organismo contra o envelhecimento”, finalizou a nutricionista.

Última Edição