Bancários continuam em greve

Publicado em 16/10/2015 23:10

Em Santa Fé, o Banco Bradesco é o único a não aderir ao movimento

Por Lucas Machado

Continua a greve das agências bancárias em todo Brasil, que teve início na terça-feira da semana passada, 6. Em Santa Fé, as agências em greve são do Banco do Brasil, Santander, HSBC e Caixa Econômica Federal; sendo o Banco Bradesco o único banco que não aderiu ao movimento, que está atendendo normalmente todos os serviços, das 10:00 às 15:00 horas.
A reivindicação dos bancários é um reajuste salarial de 16%, segundo o diretor da sub sede de Fernandópolis, do Sindicato dos Bancários da região, Paulo Francisco.
De acordo com ele, ao todo são aproximadamente 70 agências que aderiram ao movimento na região Noroeste Paulista, sendo os bancos do Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander e HSBC.
Segundo Paulo, em setembro do ano passado, o reajuste para a classe bancária foi de 8,5%, sendo que a inflação na época era de 5%. Este ano, a inflação até agora foi de 10,8%, e a oferta do reajuste oferecida pela Fenaban – Federação Nacional dos Bancos – foi de 5,5%, o que não foi aceito, e, por isso, se iniciou a greve que não tem prazo determinado para acabar.
“Estamos aguardando negociação. A greve terminará quando a Fenaban – Federação Nacional dos Bancos – oferecer uma proposta que seja de acordo com as reivindicações que estamos fazendo”, disse ele.
Salários em cheques
Quem recebe salário por meio de cheque, pode fazer o depósito no caixa eletrônico de seu banco. Segundo a Febraban – Federação Brasileira de Bancos – e o Sindicato dos Bancários de São Paulo, o cheque será compensado normalmente e o valor irá para a conta. Depois, o dinheiro pode ser sacado nos caixas eletrônicos.
Boletos atrasados
Boletos com atraso não podem ser pagos em caixas eletrônicos ou pela internet. É preciso procurar as empresas que emitiram as faturas para pedir novas vias, com a data atual. Assim, o pagamento pode ser feito por esses meios. Alguns bancos criam novos boletos, com datas atualizadas, já pela internet.
Multas por atraso
O comprovante de que o consumidor esteve na empresa procurando formas alternativas de pagamento pode evitar que ele tenha de arcar com multas e outros encargos por atraso no pagamento, caso a empresa não atenda o seu pedido.
Se pagar os encargos indevidamente, a recomendação é de que ele procure o Procon. Caso a empresa dê ao consumidor outra opção de pagamento, e, mesmo assim, a fatura não seja quitada em dia, ele poderá ter de pagar multa e encargos.
Caixas eletrônicos
Os caixas eletrônicos dos bancos também são uma opção para os clientes fazerem várias operações durante a greve. A Febraban informa que o abastecimento desses caixas é feito por empresas de transporte de valores, que continuarão a fazer o serviço normalmente.
A federação orienta que aposentados e pensionistas que não puderem contar com o atendimento prestado nas agências também façam os saques pelos caixas eletrônicos. A sugestão para aqueles que têm dificuldade para usar o terminal é que sejam acompanhados por pessoas conhecidas ou parentes.

Última Edição