Novo prédio da Delegacia de Polícia de Santa Fé encontra-se em pleno funcionamento
Delegado afirma que cadeia não será reativada por enquanto
Cadeia não é local para cumprimento de pena; por enquanto, só a Cadeia de Jales supre a demanda da região
Por Lucas Machado
Já está em pleno funcionamento o novo prédio da Delegacia de Polícia de Santa Fé, que, agora, conta também com o 1º Distrito Policial, que anteriormente era localizado na rua 17. Embora já tenha terminado a reforma, ainda não há previsão para a inauguração oficial do novo prédio, que fica situado na Avenida Navarro de Andrade.
Todos os serviços de elaboração de Boletins de Ocorrência, denúncias, emissão de RG, dentre outros, já estão sendo feitos normalmente.
A obra, que foi de responsabilidade da empresa Ellipse Construtora, de Jales, teve o investimento de R$ 1,6 milhão, cuja verba foi adquirida junto ao Governo do Estado.
De acordo com o delegado responsável pela obra, Hélio Molina Jorge, a inauguração oficial do prédio depende da agenda de representantes do governo, e ainda não tem data marcada, e, com a junção da Delegacia de Polícia e do 1º Distrito Policial, Hélio destacou que ainda não sabe qual será a denominação dada ao novo prédio.
Cadeia Pública
O prédio da Cadeia Pública também recebeu reformas e melhorias; entretanto, não foi ampliado. A Cadeia tem capacidade para 48 presos, e conta com oito celas.
Foram instalados chuveiros em todas as celas, e, uma delas, foi adaptada para cela individual, onde há o local para conversação entre o preso e seu advogado.
Embora já tenha sido reformada e esteja pronta para o uso, de acordo com o responsável, o delegado Marcelo Salles França, a Cadeia não será reativada.
“A administração entende que, por enquanto, não há a necessidade de reativá-la. A reforma foi feita e o prédio está em condições de uso, mas só Cadeia Pública de Jales supre toda a região. Para reabrir o prédio haveria mais despesas, com mais funcionários e licitações”, disse o delegado.
Ele explicou que, atualmente, os presos estão em um sistema de inclusão automática. “Cadeia não é local de cumprimento de pena. Os presos entram para aguardar vagas em presídios, e, como isso está sendo feito rapidamente, uma cadeia apenas é o suficiente para atender a demanda de nossa região. Caso feche alguma cadeia em alguma cidade, aí poderia haver a possibilidade de reabertura da unidade de Santa Fé”, finalizou Marcelo França.