GOVERNO REMARCA PELA 3ª VEZ LEILÃO DE HIDRELÉTRICAS

Publicado em 28/10/2015 14:10

Após ser adiado mais uma vez, o leilão de 29 usinas hidrelétricas, com o qual o governo pretende arrecadar até 17 bilhões de reais, foi marcado para o dia 25 de novembro, segundo portaria publicada pelo Ministério de Minas e Energia no Diário Oficial da União nesta quarta-feira. Esta é a terceira mudança na data do certame. Inicialmente, ele seria realizado em setembro, mas foi remarcado para 30 de outubro, e depois para 6 de novembro.

O adiamento foi solicitado por empresas do setor interessadas em obter mais tempo para se preparar para o certame, que demandará grandes recursos. Segundo o governo, o atraso se deu para que o Congresso Nacional possa aprovar a Medida Provisória 688, que trata da repactuação do chamado risco hidrológico das geradoras de energia, antes da realização do leilão.

Do valor total em outorga, até 11 bilhões de reais poderão ser pagos no ato da assinatura das concessões, em dezembro, caso todos os lotes sejam arrematados. O restante será quitado em 2016. O governo conta com os recursos para cumprir sua meta de déficit primário em 2015.

Segundo a Folha, as usinas de Ilha Solteira – que abastece Santa Fé do Sul – e a de Jupiá, têm quase 5.000 MW de potência instalada, dos 6.000 MW que estarão disponíveis. Elas também são as que têm maior valor, cerca de R$ 13,8 bilhões.

 

Informações da Folha e Veja

Última Edição