CARNE VERMELHA, PROVAVELEMENTE, PROVOCA CÂNCER

Publicado em 31/10/2015 00:10

Foi o maior “reboliço” nutricional nesta semana a notícia divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que existem evidências que o consumo de carne pode provocar câncer.
Foi um alvoroço total e um grande encontro, desencontro e “trombada” de informações.
Então, para esclarecer os fatos, vamos lá.
O relatório, divulgado pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, ligada à OMS, afirmou que o consumo de carne processada, como bacon, salsichas e presunto podem causar câncer, e essa associação foi observada principalmente para o câncer colorretal, mas também para câncer de pâncreas e próstata.
Primeiro, vamos entender o que é a carne processada.
A carne moída não é processada, ela apenas foi passada no moedor.
Agora, você sabe o que tem dentro da salsicha, presunto, mortadela, salame? Quais são os ingredientes?
Por exemplo, o presunto. Originalmente, o presunto vem do pernil de porco que passou por um processo de cura com sal, foi desossado, enformado e assado. Este é aquele presunto “Parma”. Já o “nosso” presunto, não tem quase nada de pernil, até porque vocês sabem que pernil de porco não é barato. O presunto é uma mistura da carne com proteína de soja, espessantes como o amido de milho, aromatizantes para dar sabor, conservantes para evitar o crescimento de bactérias e corantes para deixar aquela coloração típica. Ou seja, o presunto é uma carne processada. Aliás, pode ser qualquer coisa, menos carne. Agora imagine o apresuntado, que tem menos carne e mais gordura. O presunto já não tinha carne nenhuma, o apresuntado então.
Não vou nem dizer do que é feita a salsicha. Vamos voltar ao foco.
A quantidade de aditivos químicos que estes “alimentos” precisam para ser produzidos é muito grande, com isso, há a formação de substâncias cancerígenas, como compostos N-nitrosos e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos que aumentam o risco de desenvolver câncer.
Entendeu?
Camila, e a carne vermelha?
Bem, a pesquisa também aponta que existem algumas evidências que sugerem que seu consumo também aumenta o risco de câncer, por isso, devemos ficar atentos.
Mas, a minha maior preocupação é como você come a sua carne vermelha.
O churrasco nosso de cada dia do interior, o espetinho, trás a carne e o carvão para o seu corpo, juntamente com aqueles compostos cancerígenos que eu falei.
Sem extremismo, sem sensacionalismo, sem medo ou revolta.
Sabendo o que nos faz mal, esses dados nos permitem pensar um pouco mais sobre como devemos direcionar a nossa alimentação.

Uma vida saudável começa pela alimentação!
Consulte sempre um nutricionista!

Última Edição