Tópicos da Semana – Edição de 31/10/15
Por Mário Aurélio Sampaio e Silva
Charge Leandro Gusson (Tatto)
E deu certo…
Não fosse a iniciativa do presidente do Sincomércio, Onório Norio Kobayashi, e posteriormente dos vereadores do município, do prefeito e vice-prefeita da cidade, dentre autoridades que “vestiram a camisa”, muito possivelmente a situação da unidade do frigorífico JBS de Santa Fé seria outra, haja vista que as portas da empresa estavam praticamente fechadas.
Ui…
Passado o susto, principalmente depois da notícia no sábado de que a empresa então permaneceria com suas atividades na cidade, funcionários, políticos e população em geral aguardaram a “batida do martelo” dada pelo presidente da empresa, em São Paulo, na última segunda-feira.
O mérito
Encabeçada pelo deputado federal Fausto Pinato, que atendeu ao pedido do prefeito Armando Rossafa, de Norio Kobayashi, e de outros representantes da cidade, no sentido de marcar a reunião, estiveram presentes também o presidente da Funec, Ademir Maschio; a vice-prefeita Elena Rosa, o presidente da Associação Comercial, Marcelo Vilela; os vereadores Fabio dos Reis Vicenzi (Sabão) e Alcir Zaina, representando todos vereadores; além do deputado Itamar Borges.
O pai da criança
Agora, ao que tudo indica, tem muita gente por aí pretendendo ser o pai da criança e, como se não bastasse, muitos querendo aparecer na foto como se já estivéssemos em plena campanha eleitoral.
Dai a César o que é de César
É inegável que o “desbravador da causa” foi o presidente do Sincomércio, que, tão logo tomou conhecimento sobre o possível fechamento da empresa, foi a Rádio Dinâmica, numa espécie de pedido de socorro, fazer seu desabafo, prevendo uma verdadeira catástrofe caso o fato fosse confirmado.
Dai a César o que é de César II
Não adianta chorar e nem espernear, mas o fato é que o prefeito de Santa Fé, Armando Rossafa, a vice-prefeita Elena Rosa e os representantes dos deputados da região também contribuíram, e muito, para todo esse processo, mas, quem intermediou toda a negociação com o alto escalão da empresa foi o deputado Fausto Pinato, juntamente o com o também deputado federal Celso Russomano.
Redes sociais
Nas redes sociais, a grande febre do século, a notícia se espalhou muito rapidamente, embora erroneamente, dando como o dono dos bois, ops, o verdadeiro articulador da causa, outro político. Não devemos acreditar em tudo que está escrito na internet, pois até uma besta quadrada pode dizer que é Deus.
Antes e porém…
Os profetas do apocalipse – ou torcedores do quanto pior, melhor – até torceram para que o encerramento da atividade da empresa JBS se concretizasse, e chegaram a espalhar aos quatro ventos a notícia, isso para atribuírem ao prefeito tal fato, mas a profecia ficou somente no coração amargurado de alguns que torcem contra a cidade.
Santa Fé da Sorte
Em tempos bicudos como o que estamos vivendo, Santa Fé do Sul elege Armando Rossafa, um prefeito responsável pelas coisas públicas, e podem até chamá-lo de Tio Patinhas, mas imaginemos então nossa cidade elegendo algum “gastão” – em plena crise -, daí, sim, a coisa pública estaria à deriva. Por isso, nem Santa Fé do Sul, nem Santa Fé do Sol, mas Santa Fé da Sorte, ou de um povo consciente que sabe escolher.
Dia de Todos os Santos
Amanhã, 1º de novembro, celebramos o Dia de Todos os Santos, data de celebração e homenagens a todos os santos e mártires da Igreja. Supostamente, a ideia de homenagear todos os santos mártires teria começado por volta do ano 835 d.C, quando a Igreja Católica Romana decidiu dedicar o dia 1º de novembro a todos aqueles que se dedicaram a uma vida santa, mas não foram lembrados ao longo do ano.
Agradecimento
De nada adianta rezar se depois não agradecermos aos santos. Amanhã, com certeza, o Dia de Todos os Santos, a data será lembrada com mais fervor por muitos santafessulenses, pois só de imaginar a quantidade de funcionários, mães, filhos, filhas, avós e tias de funcionários que pediram a seus santos e santas para que o frigorífico de Santa Fé não fechasse, já ficamos até cansados, no bom sentido, é claro.
É Natal
Pelos principais pontos da cidade já é visível a decoração natalina, que terá sua inauguração no dia 21 de novembro. Os funcionários e colaboradores do projeto Sonho de Natal, que este ano comemora seu 10º ano, prometem encantar milhares de visitantes e santafessulenses com um show de brilhos, cores e luzes.
E mais…
Enquanto isso, a Secretaria de Cultura está preparando uma vastíssima grade de shows e eventos dos mais diversos tipos, isso para agradar a todos os tipos de público. Muitas novidades estão vindo por aí…