GRANDE MÍDIA APONTA PINATO COMO POSSÍVEL RELATOR NO CASO CUNHA
A Revista Época acabou de publicar em sua versão online sobre o favoritismo do deputado fernandopolense Fausto Pinato a relatoria do processo de cassação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha.
O deputado federal está entre os três deputados sorteados nesta terça-feira, 3, no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados para atuar e analisar pedido de cassação do mandato do presidente da Casa.
O presidente do Conselho de Ética, deputado José Carlos Araújo, afirmou que fará a escolha até o final desta semana, após conversar separadamente com cada um dos sorteados antes de tomar uma decisão. O relator terá 10 dias para apresentar um parecer prévio e um prazo total de 90 dias para analisar o processo.
No último dia 13 de outubro, o PSOL e a Rede Sustentabilidade protocolaram pedido de cassação do mandato de Cunha argumentando que ele mentiu durante depoimento à CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito –, da Petrobras, ao afirmar que não mantinha contas bancárias no exterior.
A Procuradoria Geral da União confirmou a existência de ativos na Suíça em nome do deputado e de familiares dele. O valor total seria perto de US$ 5 milhões, pouco mais de R$ 20 milhões, segundo a cotação atual do dólar.
O deputado Fausto Pinato vai aguardar a decisão do presidente do Conselho para se manifestar sobre os pedidos de cassação de Cunha. “Ainda não tenho total conhecimento da denúncia, mas, se for escolhido para relatar esse processo, farei com a maior imparcialidade”, disse o republicano. Região Noroeste