Um Cristiano incomoda muita gente…
Dois “Cristianos” incomodam muito mais.
Foi o que percebi durante os últimos dias, ao notar a repercussão de um vídeo publicado por um amigo nas redes sociais.
Somente de citar o fato muitos saberão de quem se trata, portanto, omitirei aqui o seu sobrenome e citarei apenas o seu apelido: Cristiano “Lokura”.
Há muitos meses atrás o Cristiano ficou conhecidíssimo em Santa Fé do Sul ao inventar o personagem “Alarmando”, uma cômica imitação do atual prefeito do município.
Desde então isso gerou muita revolta dentro do grupo político do prefeito. No entanto, a população em geral, até mesmo alguns dos que apoiam a atual administração, nunca viu problema nenhum nas brincadeiras que o Cristiano fazia, mesmo quando estas eram em tom de críticas a atos governamentais considerados polêmicos ou promessas de campanha não cumpridas.
Ocorre que, “inexplicavelmente”, o Lokura deixou de fazer as imitações, e os áudios, que antes chegavam em todos os grupos de Whatsapp, simplesmente cessaram.
Passados alguns meses, eis então que vejo meu irmão na sala de nossa casa quase passando mal de tanto dar risada de algo que via e ouvia em seu celular.
Após terminar de assistir, ele me mostrou um novo vídeo gravado por Cristiano representando o personagem Alarmando, que dessa vez apresentava ao povo o projeto “Residencial Pé Junto”, que se trata da nova área organizada pela prefeitura para o Cemitério Municipal.
Claramente aquilo era uma crítica ao governo municipal por ter prometido durante a campanha construir mil casas populares em Santa Fé e, até hoje, não ter concluído nenhuma sequer.
Conheço o motivo (nomes) da interrupção dos áudios e vídeos gravados por Cristiano, mas, sinceramente, desconheço o que o levou a voltar.
Independentemente da motivação, bem como do lado político de cada um, a minha opinião é a de que o mesmo não está fazendo nada de errado ou ilegal, uma vez que está exercendo apenas a sua livre manifestação de pensamento, assegurada e protegida pelo inciso IV do art. 5º da Constituição Federal de 1988.
Na verdade, creio que aqueles que voltaram a manifestar a sua “indignação” e querem calar o rapaz por mera ideologia política contrária estão apenas perdendo tempo.
Não é assim que se vive e age em uma democracia.
Respeito é essencial, sendo assim, enquanto os atos de alguém não ultrapassam essa barreira, não há com o que se incomodar ou indignar.
No mais, sou favorável a manifestação contrária/a favor de qualquer causa ou questão, exceto quando utilizado de oportunismo para apoiar algo sabidamente desonesto apenas para obter vantagens próprias. Isso já é caso de absoluta e reprovável falta de caráter.
Portanto, espero que não apenas em nosso município, mas também em nossos estados e país, sempre tenhamos muitos “Cristianos” dispostos e com coragem para manifestarem, apoiarem ou criticarem tudo aquilo que forem convictos sem seu pensamento.
Enquanto isso, melhor alguns “amarrarem as calças” para aguentar as críticas do Cristiano santafessulense, pois, como diz o apresentador Luciano Huck, creio que ainda vem por aí muita “loucura, loucura, loucura…”.