Estudante santafessulense foi empossado como deputado federal jovem

Publicado em 6/11/2015 23:11

Da redação

Tomaram posse em setembro, como deputados federais jovens, em Brasília, 78 estudantes de todo País, e, dentre eles está o estudante Abner Joás Tofanelli, de 16 anos, que é de Santa Fé, e cursa o 3º ano do Ensino Médio na escola estadual Professor Itael de Mattos.
Ele foi empossado como deputado federal jovem, através do projeto Parlamento Jovem Brasileiro, que é promovido pela Câmara dos Deputados, e oferece uma oportunidade para que jovens cidadãos brasileiros possam conhecer e experimentar, durante cinco dias, a jornada de trabalho dos deputados federais.
O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e o objetivo é o de possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens. A primeira edição do programa ocorreu em 2004.
Abner relatou que a experiência está sendo ótima. “Durante uma semana em Brasília, já pude aprender como funcionam os três poderes que regem nosso País, e vivenciar o Legislativo. Reunimo-nos em comissões, discutimos e votamos projetos. Conheci grandes nomes da política nacional, inclusive o deputado Edinho Araújo, que teve a gentileza de me dar as boas vindas em Brasília. Tenho certeza de que vamos fazer um bom trabalho. Nosso mandato é de um ano”, concluiu.
Abner contou que volta para Brasília esse mês para apresentar novos projetos à Câmara e participar como delegado estudantil do maior congresso de estudantes da América Latina, o Conubes – Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas –. “Acredito que se todos os jovens tivessem a mesma oportunidade que tive de vivenciar de perto o processo político-representativo, teríamos uma sociedade totalmente politizada e consciente”, disse.
O estudante contou, ainda, que está articulando junto à Câmara Municipal o Parlamento Jovem em Santa Fé do Sul. “É de extrema importância um projeto como esse em âmbito municipal, pois o programa tem como objetivo despertar os jovens para a reflexão crítico-política, através do exercício da cidadania e da vivência do processo legislativo”, finalizou Abner.

Última Edição