SIMULADOR VEICULAR SERÁ OBRIGATÓRIO NO ESTADO DE SÃO PAULO
A partir de 14 de dezembro, quem quiser ter a Carteira Nacional de Habilitação – CNH – na categoria B (carro) no Estado de São Paulo terá, obrigatoriamente, que realizar cinco horas/aula em um simulador de direção veicular, uma delas reproduzindo a condução em período noturno. A decisão foi estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito – Contran – e divulgada ontem, 9, pelo Departamento Estadual de Trânsito – Detran-SP –.
De acordo com o órgão, a exigência valerá em todo o Estado para quem fizer o exame médico do processo de habilitação a partir de 14 de dezembro. As aulas no simulador deverão ser realizadas após a conclusão do curso teórico, de 45 horas/aula, e antes das aulas práticas. Ao todo, até oito aulas poderão ser feitas no aparelho. Quem já for habilitado na categoria A (moto) e quiser adicionar a categoria B (carro) poderá fazer até 7 das 20 horas/aula no simulador, sendo 3 em ambiente noturno.
“Para que tanto as autoescolas como os cidadãos possam se organizar melhor, optamos por não deixar a implantação da medida para a última hora. Desse modo, o candidato que fizer o exame médico a partir de 14 de dezembro, provavelmente, iniciará as aulas no simulador em janeiro de 2016, após concluir as aulas teóricas”, afirma Daniel Annenberg, diretor-presidente do Detran-SP.
De acordo com o Detran, a legislação federal de trânsito não obriga que todos as autoescolas adquiram o simulador. “O uso do equipamento pode ser compartilhado entre os estabelecimentos comerciais”. O órgão também afirma que articulou com o Sindicato das Auto Moto Escolas e CFCs do Estado de São Paulo para que a obrigatoriedade do simulador não reflita no custo para obter a habilitação.
Esta não é a primeira vez que os órgãos federais são obrigados a adiar os prazos para início da obrigatoriedade das aulas com simuladores. O prazo inicial era junho de 2013, mas havia sido prorrogado para 31 de dezembro. Em fevereiro do ano passado, foi prorrogado para 30 de junho. Auto Esporte Globo