COMEÇARIA TUDO OUTRA VEZ
– Desde que não fosse com a mesma mulher… – devem estar pensando os homens recém-divorciados ao lerem essa frase que nos transporta à música cantada por Ivan Lins. E muitas mulheres também…
Todos nós sabemos o quanto é difícil começar algo de novo. Principalmente quando não é mais algo novo e quando não se é mais “novo”. Que o diga quem alguma vez teve que repetir o ano na escola. E jogar fora a comida que queimou ? Desmanchar 10 ou mais carreiras de crochê? E recomeçar as preliminares porque a parceira ficou no meio do caminho (só os muito machos fazem isso …).
É claro que tudo tem seu lado bom e seu lado ruim. Com o 2º, ela não tem preguiça nem dor de cabeça! A 2ª nunca espera muito tempo para ser convidada para dançar, e quando ele começa a deslizar com ela pelo salão, não pára mais. É um show à parte. Afinal, precisa mostrar que ainda está em forma, a mão escorrega pela cintura e parece cena de filme de Fred Astaire. Se fosse com a um… A coluna se pronunciaria no primeiro samba-canção. Forró? Nem pensar!
Paciência pra viajar? E quem sustenta a casa? Você gasta, ele diz pra 1ª, eu tenho que repor… Viagem só com a família toda. O nome disso é FÉRIAS! Com a 2º o nome disso é BUENOS AIRES! Lugares frios. Muito vinho. Com o 1º, camisolinha básica; com o 2º, lingerie de sex shop pra “esquentar a relação”. Com o 1º não dá pra sair sem as crianças, com o 2º, não dá pra sair COM ELAS!
Será que é assim tão fácil começar tudo outra vez? Aprender tudo de novo! Todos os defeitos, todas as manias. Se deixar desnudar outra vez! Outros segredos, outras histórias.
Quanto trabalho. Pode não dar preguiça ir pra a cama com o segundo companheiro ou companheira encontrado, assim, meio que por acaso, ou caçado a laço pelo caminho, mas todo o resto dá uma preguiça danada.
Talvez seja isso que os especialistas chamam de acomodação e que faz com que muitos casais permaneçam fingindo que são felizes, que estão juntos por causa dos filhos, etc. etc. etc…
Preguiça, pura preguiça! Preguiça de ser feliz! De fazer como os jovens, que começam todo dia alguma coisa nova porque sabem que tem a vida toda pela frente.
Preguiça de começar de novo e contar com a nossa própria criatividade para reinventar outra vida a partir de outra que ainda vamos ter que aprender a conhecer.
Mas começar de novo de que jeito, se ainda quero fazendo parte da minha vida isso tudo que escolhi pra mim um dia?
Tem certeza? Pensou bem?
Aí, fica mais fácil: Comece tudo de novo, com a mesma pessoa!