Série: Igreja Presbiteriana Independente

Publicado em 21/11/2015 00:11

“As Igrejas de Santa Fé”: Igreja Presbiteriana Independente

Por Lucas Machado

3 “As Igrejas de Santa Fé” Igreja Presbiteriana IndependenteA reportagem conta nesta semana a história da Igreja Presbiteriana Independente, que é uma igreja que tem suas raízes na Reforma Protestante do século XVI, com orientação calvinista.
A IPI foi fundada em 31 de julho de 1903, por um grupo de sete pastores liderados pelo Reverendo Eduardo Carlos Pereira de Magalhães. É uma federação de igrejas locais espalhadas pelo Brasil, com o objetivo de levar a todos os brasileiros o amor e a salvação que existem em Jesus Cristo.
Em Santa Fé, a Igreja foi fundada no dia 16 de março de 1969, por um grupo formado por Levi Coelho, Cirilo Ferreira Barbosa, Eduardo Dias, Benetido Cardoso, Davi Cardoso, Enoque Vieira, Sebastião Leonel Bertoldo e Francisco Pereira da Silva, e, também, Gabriela Coelho Araújo.
Atualmente, a IPI de Santa Fé já com 46 anos de história, é liderada pelo pastor Marcos Gonçalves Marinho, que já é pastor há 16 anos. “Estou em Santa Fé desde janeiro deste ano, e, antes de vir pra cá, estava em Itambé, no Paraná”, contou.
De acordo com ele, as principais crenças são baseadas na reforma do século XVI, quando Martinho Lutero divulgou suas 95 teses contra a venda de indulgências nas portas da igreja de Wittenberg, na Alemanha.
“Os ensinamentos são resumidos em cinco pontos. O primeiro é que acreditamos apenas na palavra de Deus”, explicou. Ainda segundo Marcos, a bíblia é a carta de amor que Deus enviou a todos, é a verdade revelada ao mundo inteiro.
O segundo ponto é que acredita-se apenas na graça de Deus, e na salvação, ou seja, só Deus salva. “Somos salvos por amor, pela graça de Deus, e não por mérito”, disse. Marcos contou, também, que o terceiro ponto é que a fé é apenas em Jesus e Deus, e em seu Espírito Santo, o quarto ponto fala sobre a resposta que está sempre em Cristo, na Palavra de Deus.
“O quinto ponto é que devemos dar glória apenas a Deus, pois tudo vem Dele. Nosso agradecimento é inteiramente a Ele, por tudo o que acontece conosco”, disse.
Marcos relatou que, em Santa Fé, cerca de 120 membros participam das reuniões, que são realizadas às terças-feiras, às 20:00 horas, que é denominada de Reunião da Oração. No sábado, às 20:00 horas, é realizada a Reunião dos Jovens e Adolescentes; aos domingos, às 9:00 horas, acontece a Escola Dominical, para estudo da Bíblia, e, às 19:30 a reunião geral.
São realizados, também, conforme relatado pelo pastor, trabalhos nos lares da população santafessulense, às quintas-feiras, a partir das 20:00 horas.
A Igreja Presbiteriana Independente de Santa Fé fica localizada na rua 7, nº615, no centro.

Última Edição