Série: Assembleia de Deus da Plena Paz
Por Lucas Machado
A igreja escolhida nesta semana, para dar continuidade à nossa série de reportagem sobre “As Igrejas de Santa Fé” é a Assembleia de Deus da Plena Paz.
A sede da Assembleia, localizada em Americana, foi fundada no dia 25 de maio de 2012, pelo pastor João Dias Guimarães. O idealizador da Assembleia, João Guimarães, contou em um depoimento no site da igreja que sonhou com o nome Plena Paz em 2010, quando estava em um rancho em Santa Fé.
Ainda para o pastor João, estar em plena paz significa estar ‘cheio, completo, inteiro, perfeito, e total, absoluto de paz’.
Atualmente, a igreja conta com templos em Jales, Palmeira D’Oeste, Aspásia, Americana, Santa Bárbara D’Oeste, Sumaré e São Paulo.
Em Santa Fé, fundada também pelo pastor João Guimarães, a igreja iniciou suas atividades no dia 27 de abril de 2013, e hoje é coordenada pelo pastor Alexandre de Jesus.
A Assembleia de Deus da Plena Paz tem quatro recomendações para seus fiéis, que são apartar-se do mal, a consagração, santidade e procurar cada vez ter uma vida separada da concupiscência da carne; fazer o bem, que é a caridade; buscar a paz, a união em comunhão, procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz, e seguir, viver em contínuo processo de atividade cristã.
Segundo o pastor Nelson da Veiga Pimentel Júnior, que é pastor regional e responsável pelas igrejas de Jales, Santa Fé, Palmeira D’Oeste e Aspásia, a principal crença é em um só Deus, eternamente subsistente no Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Outras crenças são na inspiração verbal da Bíblia Sagrada, a concepção virginal de Jesus, em sua morte e ressurreição corporal, na pecaminosidade do homem e que somente o arrependimento e a fé na obra de Jesus Cristo é que pode restaurá-lo a Deus, no perdão dos pecados, no batismo bíblico na segunda vinda de Cristo, que todos os cristãos comparecerão ante o tribunal de cristo, para receber recompensa dos seus feitos em favor da causa de Cristo na terra, no juízo que recompensará os fiéis e condenará os infiéis, e na vida eterna de gozo e felicidade para os fiéis e de tristeza e tormento para os infiéis, dentre outras.
Um diferencial da AD da Plena Paz são os cultos online, realizados às sextas-feiras, a partir das 19:30 horas; aos sábados, a partir das 19:00 horas; e aos domingos a partir das 18:30 horas. O culto online é transmitido para as plantaformas digitais iOS e Android.
Em Santa Fé, a AD da Plena Paz tem cerca de 60 membros. Os cultos são realizados as terças e sextas-feiras, a partir das 20:00 horas, e aos domingos, às 19:30 horas.
A Assembleia de Deus da Plena Paz de Santa Fé fica localizada na Avenida Paulo Nunes, ao lado do Parque Ecológico da cidade.