Tópicos da Semana – Edição de 5/12/15.
Por Mário Aurélio Sampaio e Silva
Charge: Leandro Gusson (Tatto)
De dar dó
É lastimável, mas o cinema de Santa Fé está fechado simplesmente por falta de verba para a aquisição de um projetor digital, pois, como já noticiado por O Jornal, com o passar dos tempos, os filmes começaram a não ser mais produzidos em sistema analógico, e, sim, de forma digitalizada.
Fechou
Assim, o presidente do CIC – Centro Integrado de Cultura – Professora Eneida Andrade Dias, Jeter Carlos Romano Brachine, decidiu paralisar a exibição de filmes, uma vez que as produções atuais não estão sendo mais rodadas no sistema antigo. Jeter, por sua vez, estava sendo “obrigado” a reprisar os filmes, o que já estava sendo motivo de chacota por grande parte dos bocudos de plantão.
Data
O pontapé inicial para a efetiva solução do problema, ou seja, a compra do equipamento, seria a viabilização de uma emenda parlamentar, no valor de R$ 250 mil, junto a Secretaria Estadual de Cultura. Em meados do mês passado, a informação que se teve foi de que a mesma, que há tempos vinha sido pleiteada, fora autorizada, porém, segundo a assessoria do governador Geraldo Alckmin, o convênio estaria previsto para ser assinado no dia 19 do mês passado.
E não foi…
No dia 19 do mês passado, o prefeito Armando Rossafa e o deputado estadual Carlão Pignatari estiveram em São Paulo para assinar um convênio com o Dade e, como o tal do documento referente ao cinema ainda não havia sido assinado, ambos solicitaram ao governador Geraldo Alckmin a urgência no atendimento da reivindicação. Alckmin, por sua vez, solicitou para a sua assessoria que o assunto seja resolvido o mais breve possível.
Ufa!!!
Nesta quarta-feira, 2, o Congresso Nacional aprovou a mudança da meta fiscal para o orçamento da União de 2015 com a autorização para que o governo registre um déficit de até R$ 119,9 bilhões no ano e, com isso, o governo se livra do risco de fechar o ano descumprindo a legislação fiscal, o que poderia fortalecer as pressões em favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff.
E por falar em impeachment…
O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha, acolheu o principal pedido de impeachment protocolado na Câmara por partidos da oposição contra a presidente Dilma Rousseff. Em entrevista coletiva na tarde de quarta-feira, 2, disse que proferiu a com o acolhimento da denúncia.
O pedido
No dia 21 de outubro, os deputados da oposição entregaram à presidência da Câmara um novo pedido de impeachment contra a presidente Dilma elaborado pelos juristas Hélio Bicudo, um dos pioneiros do PT; Miguel Reale Júnior, ex-ministro da Justiça do governo Fernando Henrique Cardoso; e Janaína Conceição Paschoal, advogada.
Me engana que eu gosto
Segundo Cunha, a decisão de acatar o pedido foi de natureza “técnica” e não “política”. Porém, a abertura do pedido de impedimento da presidente Dilma pelo atual presidente da Câmara, Eduardo Cunha, revela desvirtuamento, pois ele, envolvido em escândalos, pode não possuir legitimidade para a admissibilidade da acusação.
Quero porque quero
Ora, não é só estar de acordo com a normatividade. Há de se ter legitimidade, o que não é o caso de Cunha. Sem ela, a decisão tende a ser ilegítima, e falta-lhe sustentação moral.
Maquiagem de descontos
O Procon do Estado de São Paulo informou nesta segunda-feira, 30 de novembro, que a maioria dos problemas relatados ao órgão pelos consumidores durante a Black Friday, na última sexta-feira, 27, foram sobre maquiagem de descontos, ou seja, propaganda enganosa. As reclamações sobre esse tema totalizaram 28,3% das recebidas pelo Procon-SP.
Queda
A Black Friday 2015 obteve o menor número de reclamações no Reclame Aqui desde seu surgimento no Brasil, há cinco anos. Segundo um relatório emitido pelo site, o número de queixas caiu a 33% do total de 2014, ou seja, cerca de um terço do ano anterior. Contudo, a queda no total de queixas pouco teve a ver com um esforço dos lojistas para evitar problemas; na verdade, houve menos procura por ofertas.
Me dê motivo…
Ainda segundo o Reclame Aqui, o cenário é reflexo da crise, do aumento do desemprego e também da queda de confiança do consumidor. O interesse menor pela promoção teria até levado grandes varejistas virtuais a aumentar os descontos no fim do dia, porém, aparentemente, sem muito sucesso.