Bill Gattes
O nosso herói de hoje é William Henry Gates III, mais conhecido como Bill Gates, nascido aos 28 de outubro de 1955, em Seattle, Washington, EUA. É casado com Melinda Gattes desde 1994 e têm três filhos. Bill Gates é um magnata, filantropo e autor norte-americano, que ficou conhecido por fundar, junto com Paul Allen, a Microsoft, a maior e mais conhecida empresa de software do mundo em termos de valor de mercado.
O nosso herói é um caso clássico do tímido e extrovertido. Quando tinha 12 anos, seus pais o levaram a um psicólogo porque desconfiava que ele gostava mais dos livros do que das pessoas. Sua mãe não conseguia tirá-lo do porão, onde lia e pensava. Não fazia sucesso com as garotas. Demorou duas semanas para convidar uma colega para a formatura. Foi rejeitado.
A primeira vez que Bill Gates viu um computador foi aos 13 anos, na escola. Como era preciso pagar por cada uso da máquina, o estudante encontrou uma forma para hackear o computador e burlar o sistema. Esse foi apenas o começo da carreira do homem mais rico do mundo.
O empreendedor largou a Universidade de Harvard junto com o colega Paul Allen para fundar a Microsoft, que viria a ser um símbolo de empresa na área de tecnologia. A idéia de que cada casa teria um computador gerou muitas dúvidas na época do lançamento do negócio.
Atualmente, o fundador da Microsoft usa sua experiência em desenvolvimento tecnológico e negócios para atuar no ramo da filantropia, por meio da Bill & Melinda Gates Foundation, focada, por exemplo, na erradicação da poliomielite até 2018. Recentemente, durante a 21ª Conferência do Clima, a COP-21, em Paris, ao lado de líderes de Estado de todo mundo, Bill Gates lança fundo dedicado à pesquisa e ao desenvolvimento de tecnologias de energia limpa. Ele irá contribuir pessoalmente com US$ 1 bilhão, que serão somados a outros investimentos para produção de energia limpa através de biocombustíveis, energia eólica, fissão, fusão, captura de carbono e outros métodos de forma rápida e barata.
Alguns dos pensamentos de Bill Gates o credenciam como o super herói deste século: “Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história”.
“Eu não gostaria de ser o homem mais rico do mundo. Não há nada de bem que venha disso”.
“O dinheiro não tem utilidade a partir de um certo ponto. Então, ele só serve para criar uma organização e obter recursos para os mais pobres”.
“Antes de tentar arrumar o mundo tente arrumar seu próprio quarto”.