COMEÇA HOJE O VERÃO NO BRASIL, SOB UM EL NIÑO COM FORÇA RECORDE

Publicado em 22/12/2015 04:12

Hoje, 22, começa em todo o hemisfério Sul o verão, e, sob o um El Niño – o superaquecimento das águas do Pacífico –, em intensidade máxima. No Brasil, estima-se que pelo menos quatro das cinco regiões do país devam ter, de janeiro a março, temperaturas além do normal.
No mês de novembro, o El Niño já tinha feito com que as temperaturas no leste e no centro do Pacífico já estivessem 4°C mais quentes em média, sinalizando a fase madura do fenômeno, que deve durar pelo menos até o início de janeiro. No meio de dezembro, anomalias de até 5°C estavam sendo registradas.
De acordo com o CPTEC – Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – esse ápice deve influenciar as temperaturas nos meses subsequentes no Brasil, ligado ao Inpe – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais –.
Do Rio Grande do Sul até o Vale do Ribeira, em São Paulo, há perspectiva de chuvas além do normal no período. Já as regiões Norte e Nordeste têm uma perspectiva de trimestre mais seco do que o normal e, apenas no o calor não será tão intenso.
Alguns cientistas confirmam que em 2015 a temperatura média da superfície da Terra está se aproximando de níveis recordes: 0,68 °C acima da média registrada entre 1961-1990.
Por outro lado, a Agência Meteorológica britânica afirma que se o aquecimento causado pelos gases do efeito estufa continuar a aumentar, os efeitos dele a longo prazo no clima global e regional podem superar aqueles de fenômenos de curto prazo, como o próprio El Niño.

Última Edição