Série: Testemunhas de Jeová
Por Lucas Machado
Para finalizar nossa série de reportagens “As Igrejas de Santa Fé”, O Jornal fala sobre as Testemunhas de Jeová, que é uma religião bem tradicional, e que existe desde os primórdios das escrituras hebraicas da Bíblia.
De acordo com o coordenador da congregação central de Santa Fé, Jesus Pedro Silvério, resumidamente, os testemunhas de Jeová existem desde o primeiro homem temente a Deus, que foi Abel, filho de Adão e Eva.
Após essa época, houve um período (aproximadamente no ano 607 a.C), que Deus não teria representantes na terra, e as testemunhas de Jeová não estavam em evidência; entretanto, com o passar dos anos, em 1870, em Allegheny, na cidade de Pittsburg, na Pelsilvânia, Estados Unidos, surgiram novamente as Testemunhas de Jeová, a partir do movimento religioso dos estudantes da Bíblia, cujo responsável era o pastor Charles Taze Russel. Consta que, antes desse grupo, outros tentaram iniciar os estudos, mas não obtiveram êxito, pois eram perseguidos.
Ainda de acordo com Jesus Pedro, a religião foi concretizada com a posse de Jesus no Reino de Deus, em 1914, quando Satanás foi expulso do Céu.
Mesmo vindo de centenas de grupos étnicos e falando centenas de idiomas, as Testemunhas de Jeová são unidas pelos mesmos objetivos. Acima de tudo, querem honrar a Jeová, o Deus da Bíblia e o Criador de todas as coisas.
Todos seus seguidores são cristãos e dedicam tempo à obra de ensinar as pessoas sobre a Bíblia e o Reino de Deus, visto que dão testemunho, ou falam sobre Jeová Deus e seu Reino.
Segundo a Bíblia, Jeová é o nome de Deus. Uma testemunha é alguém que declara publicamente conceitos ou verdades dos quais tem certeza. Assim, o nome ‘Testemunhas de Jeová’ se refere a um grupo de cristãos que declara a verdade sobre Jeová e seus propósitos, o Criador de todas as coisas.
As crenças e doutrinas são baseadas na Bíblia, nas profecias bíblicas, na pregação, no batismo, uma vez que as Testemunhas de Jeová batizam apenas as pessoas que, após obterem um bom conhecimento da Bíblia, expressam o desejo de servir a Deus como suas Testemunhas; no Criador, o Deus verdadeiro que escolheu para si um nome, que é Jeová; em Jesus Cristo, que é Salvador, o filho de Deus e o primogênito de toda a criação e no Reino de Deus, que é um governo celestial composto por um Rei, que é Jesus Cristo.
Ainda conforme suas crença, baseada na Bíblia, a Terra, após a destruição dos maus, será transformada em um paraíso, e pessoas justas a habitarão para sempre.
Duas das doutrinas praticantes pelas Testemunhas de Jeová são que não comemoram aniversários e algumas datas comemorativas, como o Natal. Eles também não permitem a transfusão ou doação de sangue.
Rodeados por questionamentos, Jesus Pedro relata que não vê problemas em responder essas perguntas. “Sempre me perguntam o motivo pelo qual não comemoramos datas ou não aceitamos a transfusão de sangue. É muito simples. Não existem relatos de nenhum nascimento de ninguém na Bíblia, inclusive o de Jesus. Não há comprovação de que Ele tenha nascido no dia 25 de dezembro. Outras duas menções de aniversário na Bíblia são de ocasiões trágicas; então não vemos motivos para comemorar ou celebrar aniversário. Já sobre a doação ou transfusão de sangue, também não aceitamos. Mas aí a pessoa é quem decide. O sangue, para nós, é precioso. Jesus derramou seu sangue no madeiro por todos nós; por isso, o sangue é considerado sagrado, conforme descrito na Bíblia”, explicou ele.
Em Santa Fé, existem dois salões do Reino das Testemunhas de Jeová, com 3 congregações oficiais.
Jesus relatou que o primeiro salão foi fundado há aproximadamente 68 anos.
No salão situado na rua 11, nº538, estão duas congregações, sendo uma delas a central, que é coordenada por Jesus Pedro Silvério. Há, ainda, outro salão na rua 10, com uma congregação; entretanto, de acordo com ele, nesse salão está se formando mais uma congregação. As congregações se dão devido ao número de membros ativos.
As reuniões da congregação central são realizadas às quintas-feiras, às 19:30 horas, e aos domingos, às 19:00 horas.
“São realizados, ainda, trabalhos em campo todos os dias, de casa em casa, quando são formados grupos que têm o objetivo de atingir o maior número possível de pessoas, com a mensagem das boas novas, baseadas nos propósitos de Jeová, escritos na Bíblia, que são os de destruir Satanás e seus demônios, os vícios, guerras, acabar com as doenças e a morte, e transformar a terra em um paraíso”, explicou Jesus Pedro, que congrega em Santa Fé há cerca de 63 anos e é coordenador da congregação central há cerca de 40 anos.
Atualmente, existem 9,5 milhões de Testemunhas de Jeová divididas em 115.416 congregações, instaladas em 239 países. Em Santa Fé, a congregação central conta com cerca de 90 membros, e, ao todo, as três congregações possuem 380 seguidores, aproximadamente.