Operações de fim de ano foram realizadas pela Polícia Militar de Santa Fé
Em cinco operações realizadas, mais de 600 condutores de veículos foram abordados na cidade e quatro pessoas foram presas em flagrante
Por Lucas Machado
Como ocorre em todos os anos, a Polícia Militar de Santa Fé realizou, do dia 19 de dezembro até o dia 4 deste mês, operações em toda a cidade e também, na divisa do Estado de São Paulo com o Estado do Mato Grosso do Sul.
Foram realizadas cinco operações, sendo a Operação Direção Segura; a Operação Direção Segura Integrada, que contou com o apoio do Detran; a Operação Natal; a Operação Réveillon e a Operação Divisa, que teve o apoio da Polícia Rodoviária e da Polícia Ambiental.
Todas as operações contaram com a participação de 84 policiais do 16º Batalhão da PM de Santa Fé.
De acordo com um balanço estatístico divulgado a O Jornal pela PM, ao todo foram realizadas 579 revistas pessoais, quatro pessoas foram presas em flagrante e oito menores foram sindicados. Os motivos das prisões foram flagrante de furto, tráfico de entorpecentes e embriaguez ao volante. Foram recuperados, ainda, nesse período, seis veículos.
Durante as operações de direção segura realizadas pela cidade, 659 condutores foram abordados, tendo sido aplicados 248 autos de infração. Foram realizados 23 testes do bafômetro, tendo sido autuados 22 condutores, pelo artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro, que dispõe sobre dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência.
O capitão da PM de Santa Fé, Fernando Benitez, afirmou à reportagem de O Jornal que essas operações são realizadas devido ao período do ano em que aumenta o movimento de turistas e munícipes na cidade; então, a PM realiza uma nova programação com mais policiais e viaturas no patrulhamento, visando a melhor segurança da população.
“Temos que suprir a necessidade dos cidadãos. Há uma grande preocupação com a segurança de todos, então realizamos essas operações todos os anos, não dando ênfase apenas no Centro da cidade, por conta dos eventos, assim como em todos os bairros. Nosso objetivo é evitar furtos, roubos, tráfico e prevenir acidentes de trânsito, pois temos também uma grande preocupação com os condutores e pedestres. Foi um final de ano positivo, bem tranquilo, com números estatísticos normais”, finalizou o capitão Benitez.