Gavas encontra filhotes de gato abandonados em saco de lixo
Animais foram encontrados junto ao lixo, na rua 12.
Por Lucas Machado
O Gavas – Grupo Santafessulense de Apoio à Vida Animal -, encontrou na quarta-feira, 27, dois filhotes de gatos recém-nascidos, abandonados no lixo, defronte uma residência localizada na rua 12, em Santa Fé.
De acordo com a diretora presidente do Gavas, Josiane Scarabeli, junto com os filhotes estava ainda a placenta. “Recebi uma ligação de uns moradores do local que disseram que tinham encontrado um saco de lixo com os dois filhotes. Esses moradores relataram que suspeitavam da vizinha, e que ela já havia feito isso outras vezes. Fui até o local, e como já haviam ligado para a Polícia e sido informados de que eles não poderiam fazer nada, peguei os animais e levei para a Clínica Veterinária De Olho nos Bichos”, contou Josiane.
Após isso, a presidente do Gavas informou que registrou um Boletim de Ocorrência contra maus tratos e abandono de animais. “A vizinhança vai depor na polícia. Há relatos que a moradora que fez isso tem problemas mentais, e, apesar disso, não deixa de ser crime. Ela precisa de ajuda, e não tem condições nenhuma de ter animais. É preciso que alguém proíba ela de possuir animais”, relatou Josiane.
Ela contou à reportagem que os gatos não resistiram. Um deles estava com muita dificuldade para se alimentar. “Eles são muito sensíveis, devem ter sofrido alguma lesão. Levei-os à clínica e eles receberam todo atendimento das médicas veterinárias Viviane e Andrea. Após o atendimento procuramos uma mãe de leite e encontramos, mas eles não resistiram, provavelmente pela ausência da mãe nas primeiras horas de vida, hipotermia e falta de alimento”.
Josiane ressaltou que nestes casos sempre pede ajuda e sempre acaba ficando sozinha. “O certo é dar o flagrante, que assim as punições acontecem. Eu não aguento ver o animal sofrer e ficar esperando. São muitas barreiras”, finalizou Josiane.