Santa Casa de Santa Fé completa 50 anos

Publicado em 5/02/2016 23:02

Por Lelo Sampaio e Silva

No próximo dia 13, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Santa Fé do Sul completa 50 anos de sua fundação, cuja iniciativa partiu de um grupo de cidadãos santafessulenses, preocupados com o atendimento da saúde às famílias sem renda para pagar os recursos médicos particulares. Uma de suas principais iniciativas foi a de conscientizar a população da necessidade de construir um hospital de caráter filantrópico. Para levar adiante a tarefa, a Irmandade conseguiu de imediato a adesão de 18 sócios beneméritos para a construção e aparelhamento do hospital.
Após três anos de campanhas, eventos e contribuições, os diretores contabilizaram os valores arrecadados e chegaram à conclusão que o montante era insuficiente. Na ocasião, surgiu a oportunidade! Justamente naquele ano, o apresentador Sílvio Santos, da TV Tupi de São Paulo, antigo Canal 4, criou o programa “Cidade contra Cidade”, que oferecia um excelente prêmio em dinheiro e uma ambulância para a cidade vencedora.
A Rádio Santa Fé, que na ocasião pertencia aos radialistas Arlindo Sutto e Mauro André, aliou-se à direção da Irmandade, organizando e coordenando a participação de Santa Fé do Sul no Programa Silvio Santos, que foi realizado no dia 11 de julho de 1969, onde teve como adversária a cidade de Frutal, Minas Gerais.
Segundo Arlindo Sutto, na ocasião houve uma mobilização maciça da população através de campanhas diversas visando arrecadar fundos para a participação no evento. Inicialmente foi lançado um livro de ouro, com a participação do comércio que, através da orientação da Associação Comercial e Industrial de Santa Fé do Sul, muito colaborou, além de diversas pessoas da cidade que também tiveram atuação expressiva, mas, dado a intensidade do custo de transporte do grande número de participantes, muito mais se fazia necessário arrecadar. Então os diretores da Rádio mobilizaram toda a sua equipe e iniciou-se uma verdadeira peregrinação, realizando shows em circos, cinemas, clubes e salões nas cidades da região, a fim de aumentar os valores arrecadados.

Assim, foi possível a participação de Santa Fé do Sul no programa, onde a garra e a determinação dos santafessulenses foram determinantes para garantir a vitória da cidade, cuja delegação retornou de São Paulo com o prêmio em dinheiro e a ambulância, que foram revertidos para a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia.

Com o valor que havia em caixa, somados ao do prêmio recebido, partiu-se então para a discussão de como seria colocado em prática o plano, e, através de uma reunião realizada em meados de 1969, decidiu-se que seria mais vantajoso adquirir um dos três hospitais já existentes na cidade, Casa de Saúde de Santa Fé do Sul, Casa de Saúde Dr. Rodolfo e Hospital Santa Terezinha.

Em setembro de 1969 foi montado o processo licitatório, que contou com a experiência e a colaboração do advogado Alcides Silva. Os três hospitais participaram da Concorrência Pública, sendo vencedora a proposta apresentada pela Casa de Saúde de Santa Fé do Sul, pertencente à empresa Souto, Xavier, Guimarães Ltda.
Preenchidas todas as formalidades legais, foi concretizada a transação, sendo transferido para a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Santa Fé do Sul todo o patrimônio daquele hospital, incluindo o quadro de pessoal.
Já como mantenedora, o hospital passou a ser chamado de Santa Casa de Misericórdia de Santa Fé do Sul. Assim que iniciou seus trabalhos, a Irmandade de imediato procurou estabelecer convênios com diversos órgãos existentes na época, a fim de prestar um bom atendimento à comunidade.
Com o decorrer do tempo, a Santa Casa foi adquirindo os imóveis adjacentes e fazendo ampliações para melhor atender ao grande número de pacientes que aumentava em função do crescimento de Santa Fé do Sul e das cidades da Comarca.

Várias alas foram construídas, equipamentos modernos foram adquiridos, foi montada uma UTI – Unidade de Terapia Intensiva –, dotada de equipamentos modernos e de última geração, no intuito da prestação de bons serviços médico-hospitalares à população.
A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Santa Fé do Sul, no decorrer dos anos, não tem medido esforços para o bom atendimento, apesar de dificuldades que eventualmente surgiram, quer financeiras, quer de ordem burocrática. Mas se mantém firme e prestando bons serviços à nossa comunidade.
Desde 1969 até 2007, a Santa Casa teve na sua direção os seguintes provedores: Jerônimo de Paula, Helvécio Botelho Siqueira, Flávio Magno Menezes Guimarães, Antonio Carlos Favaleça, Adaulto Luiz Lopes, Arnaldo Poleto, João Batista Zocarato Júnior, Edgar Santim Buosi e Ruy de Oliveira Costa; alguns com mais de um mandato.
Fonte: Santa Fé do Sul 60 anos de história.

Última Edição