Realizada em Rubineia a Semana de Planejamento da Educação
Da redação
Durante a primeira semana do mês, de 1° a 5, que antecede o ano letivo de 2016, os professores e a equipe de gestão das escolas municipais de Rubineia e do Distrito de Esmeralda se reuniram para uma programação extensa de formação e capacitação pedagógica.
O Departamento Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, através da diretora Nelsi Coelho Araújo Calazans, organizou uma agenda de encontros, quando foi oferecida aos docentes a oportunidade de refletir, discutir e planejar ações pedagógicas, com o intuito de crescimento e formação docente.
A programação iniciou-se com a representante da equipe SER “Somos Educação”, a professora e assessora pedagógica Flaviana Crisla Canha Sousa Pinto, que ministrou uma palestra de formação com o tema “Desenvolvendo habilidades e competências comportamentais no ambiente pedagógico”.
No segundo dia, representando o Ministério da Educação, Selma Carneiro da Costa, formadora de Metodologias do MEC no Estado de São Paulo, esclareceu pontos importantes sobre a Base Nacional Comum Curricular, projeto federal que está em discussão em todo Brasil e no Ministério da Educação.
Já no dia 3, participaram dos trabalhos em equipe, a diretora do Departamento do Meio Ambiente e Cultura, Neuza Garcia Ribeiro Lodete, e também os representantes do Departamento de Saúde e prevenção à Dengue, Sandro Roberto Pessopani e José Ricardo de Oliveira. Naquele dia, participaram, ainda, os funcionários do Departamento Municipal de Assistência Social e do Cras – Centro de Referência e Assistência Social –, incluindo sua diretora, Regiane Faustino dos Santos.
No quarto dia o palestrante foi o turismólogo Evandro Junior Ferreira da Silva, de Votuporanga, representando o Projeto “Mais Cultura nas Escolas”, passando a oficina “Conhecer para Preservar”, com informações importantes sobre o Patrimônio Cultural da região.
Os dias 5, 11 e 12 ficaram reservados para que os professores se preparassem para o início das aulas, organizando pedagogicamente seus espaços de ensino e salas de aula, assim como planejando as atividades para o ano letivo de 2016, cujas aulas terão inicio no próximo dia 15 de fevereiro, segunda-feira.