Clias inicia projeto que previne a obesidade infantil
Da redação
A Secretaria de Saúde de Santa Fé, através da Clias – Clínica de Atenção à Saúde – e em parceria com os cursos de Nutrição e de Fisioterapia da Funec, está desenvolvendo com seus pacientes o Programa de Redução de Obesidade Infantil – Proi.
O Proi é um trabalho desenvolvido por uma equipe multidisciplinar que envolve médico, psicólogo, nutricionista, fisioterapeutas, equipe de enfermagem e recepcionistas. São atendidas crianças entre 6 e 14 anos, que apresentam sobrepeso.
O objetivo principal do projeto é o de promover o controle de peso definitivo e a melhora do bem-estar e da saúde metabólica da criança, tentando incentivar hábitos de vida saudáveis.
O programa identifica e tenta corrigir alterações posturais em crianças portadoras de sobrepeso ou obesidade, empregando exercício terapêutico, de forma lúdica, além de estabelecer relação entre estas alterações morfológicas, assim como também a redução de peso corporal.
Os pacientes estão sendo atendidos na Clínica Escola de Fisioterapia, e, como estratégias, são usadas atividades físicas em solo e em água, visando a perda de peso corporal.
As atividades deste ano tiveram início no dia três deste mês, com uma reunião com os pais e responsáveis pelas crianças inseridas no projeto. Na ocasião, os mesmos foram orientados sobre as atividades do programa, bem como sobre a importância da família e a inserção das atividades físicas no projeto. As crianças passam por uma avaliação clínica e, então, são encaminhadas para o tratamento.
O médico do programa, Luiz Fernando Campoi, iniciou a reunião com a apresentação do Projeto, e as professoras do curso de Fisioterapia Fabiana Cristina Souza Mendes Camilo e Ana Paula Gonçalves Ferreira deram algumas orientações sobre as atividades físicas e avaliações que realizadas.
Já a nutricionista Rosana Mara Rulli com as alunas do curso de Nutrição serviram bolo preparado por elas, para degustação e incentivo aos pais e responsáveis para dietas e cardápios saudáveis.
Atividades educativas
A Clias também realizou em sua unidade, na sala de espera, atividades de orientação sobre a Dengue. O objetivo da ação foi desenvolvido em virtude do crescente número de casos notificados na cidade.
Enquanto crianças e acompanhantes aguardavam suas respectivas consultas, a equipe, através de vídeos educativos e atividades, puderam demonstrar a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti e sobre sinais e sintomas da doença.