Alunos de Análise e Desenvolvimento de Sistema passam a ter aula prática de Robótica
Da redação
Os alunos do 5º semestre do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Funec iniciaram, neste semestre, os estudos em Introdução à Robótica com a plataforma Arduino.
A instituição adquiriu os kits contendo diversos componentes eletrônicos para a realização da prática nos laboratórios.
O coordenador do curso, Fábio Boris, explicou que em 2013 foi submetido ao Conselho Estadual de Educação de São Paulo um projeto de reestruturação curricular para o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que viabilizou componentes curriculares flexíveis e adaptados a tendências no segmento da Tecnologia da Informação. A alteração curricular foi aprovada pelo Conselho, permitindo a inserção da nova disciplina.
“Assuntos como robótica e automação têm despertado cada vez mais a atenção e o interesse entre os profissionais deste segmento, tendo em vista a diversidade de possibilidades que o mesmo viabiliza. Os projetos podem variar desde simples circuitos para experimentação científica, protótipos arquiteturais interativos, automação comercial ou residencial, monitoramento e processamento de sinais, controle de próteses eletrônicas, entre outros”, afirmou o professor Boris.
Segundo a diretora pedagógica, doutora Sâmira Ambar Lins, a inserção dessa atividade no curso despertou relevante interesse por parte dos alunos, que já vêm idealizando novos projetos, despertando a criatividade e interdisciplinaridade no grupo.
“Assim que a direção pedagógica nos comunicou a aprovação do Conselho, compramos os kits solicitados para viabilizar as aulas práticas dos alunos, sempre visando à atualização e a excelência do ensino”, declarou o presidente da Funec, Ademir Maschio.