Mulheres vítimas de violência são assistidas pela Prefeitura
O atendimento é realizado gratuitamente no Creas
Por Lucas Machado
A Prefeitura de Santa Fé disponibiliza atendimentos jurídico e psicológico gratuitamente para mulheres que sofrem violência doméstica ou sexual.
De acordo com a assessoria da Prefeitura, os atendimentos são realizados através do Programa de Atendimento e Enfrentamento a Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, sendo que o setor responsável é o Creas – Centro de Referência Especializado e Assistência Social –. A equipe de atendimento é formada por três assistentes sociais, duas psicólogas e uma advogada.
Em 2015 foram realizados 80 atendimentos de violência física, 55 de violência psicológica e um abrigamento por ameaça de morte eminente.
O Creas informou que muitas mulheres procuram o programa, mas também é feita busca ativa quando os profissionais vão até as mulheres por meio de visitas domiciliares ou denúncias anônimas.
A equipe recebe relatórios da Delegacia da Mulher com informações de ocorrências, e as denúncias são feitas pelo telefone (17) 3631-1510 ou pelo número 180, que é o atendimento nacional.
No local, é feito um trabalho de acompanhamento e orientações sobre os direitos das mulheres de serem protegidas e terem uma vida sem violência, juntamente com seus filhos.
São realizados ainda os acompanhamentos psicológico e jurídico, quando há ameaça e perigo de morte. Se a vítima aceitar, esta é encaminhada, juntamente com os filhos, para uma casa abrigo, onde permanecem por até seis meses, sendo preparadas psicológica e profissionalmente para assumirem outra situação de vida, em outro município.
São feitas ainda reuniões em grupos, visitas a domicílio, encaminhamento para a rede inclusão de programas sociais e acompanhamento na Delegacia.
O Creas fica localizado na Rua Pedro Stagliano, nº23, no bairro Centro Sul, em Santa Fé, e o horário de atendimento é das 8:00 às 17:00 horas.