Segundo alguns moradores, bairro Águas Claras necessita de policiamento
Polícia Militar e Guarda Municipal afirmaram que há patrulhamento no local
Por Lucas Machado
Moradores do bairro Águas Claras, em Santa Fé, reclamaram à reportagem de O Jornal, da falta de patrulhamento tanto da Polícia Militar quanto da Guarda Civil Municipal no local.
Uma moradora, que preferiu não se identificar, relatou à reportagem que, por ser um lugar afastado na cidade, muitos frequentam à noite para usar drogas ou até mesmo beber próximo à margem do rio, e acabam quebrando garrafas e deixando latinhas e sacos plásticos, sujando o local.
“Sofro de insônia, e algumas noites fico na varanda do rancho durante a madrugada, e nunca vi uma viatura da polícia passar por lá, o que é perigoso, pois alguns veem nas Águas Claras uma oportunidade para entrar em ranchos que não tem ninguém. O meu, inclusive, mesmo com a família aqui, já foi invadido duas vezes”, disse.
A moradora relatou ainda que deveria ter uma viatura da Polícia Militar ou Guarda Municipal no local. “Outro problema é que, como meu marido é de idade e toma muitos remédios, caso aconteça alguma coisa, o socorro pode demorar a chegar, e, seria importante se tivéssemos por perto sempre uma viatura da Polícia Militar para prestar os primeiros socorros”, salientou.
Através da assessoria da Prefeitura, a Guarda Civil Municipal comunicou que faz visitas esporadicamente ao local, principalmente aos finais de semana, e atende todas as ocorrências solicitadas. A Guarda também está presente em todos os eventos que são realizados no local.
Atualmente, a GCM conta com um efetivo de 42 funcionários que trabalham numa escala de 12 horas por 48, sendo oito funcionários para cada período de plantão para realizar o trabalho de resgate, ambulância, monitoramento, patrulha e ronda com motos na área central. Possui dois veículos, duas motos, um veículo de resgate e uma ambulância.
A Polícia Militar informou que também realiza patrulhamento no local, tendo sido deflagradas diversas operações. Em nota, a PM informou, ainda, que o patrulhamento é feito diariamente, principalmente aos finais de semana, quando há um maior fluxo de pessoas. A PM relatou ainda que está sempre empenhada nas ocorrências e que o índice criminal é baixo naquele bairro.