Alunos das escolas municipais de Santa Fé já utilizam tablets no processo de aprendizagem

Publicado em 16/04/2016 00:04

Da redação

8 Escolas municipais de Santa Fé utilizam tablets no processo de aprendizagemDiante do avanço das novas tecnologias, os professores da Rede Municipal de Educação de Santa Fé do Sul contam com o auxílio de um novo recurso que torna as aulas mais estimulantes e diferenciadas.
O uso dos tablets em sala de aula é uma forma de mostrar que o aluno pode obter um bom desempenho perante as máquinas, aumentando a autoestima, além de permitir novos valores e verificar a dificuldade de aprendizagem.
As novas tecnologias vieram para diminuir empecilhos que dificultam o progresso do aluno, melhorando seu desempenho com ferramentas eficazes, condicionando qualidade e agilidade, garantindo uma maior aplicabilidade. Atualmente a Prefeitura disponibiliza 120 tablets para os alunos do ensino fundamental. Desse total, 40 estão na Thereza Siqueira Mendes; 40 na escola Agnes Rondon Ribeiro e 40 na Benedicto de Lima.
Márcia Ferreira de Souza, professora da Escola Benedicto de Lima, disse que a ferramenta veio para facilitar as atividades dos professores e despertar UM maior interesse nos alunos. “A aula acaba atraindo os alunos, prendendo a atenção dos mesmos, e fazendo, assim, com que eles consigam aproveitar e absorver ainda mais o conteúdo”, disse ela.
Os tablets também são utilizados na aplicação de atividades e simulados. Nessas situações, o professor atua em conjunto com o técnico de apoio para desenvolver atividades específicas para serem trabalhadas em sala. Isso diminui o volume de trabalho do professor e faz com que o aluno crie maior interesse para trabalhar determinadas atividades consideradas mais maçantes e complicadas.
A professora de Língua Portuguesa da Escola Agnes Rondon Ribeiro, Simone Sá Teodoro Ondei, afirma que “o uso dos tablets em sala proporciona uma atividade de aprendizagem extremamente rica, por ser um recurso muito utilizado pelos alunos no seu dia a dia. Eles realizam a atividade proposta com mais afinco e dedicação. Além disso, facilita o processo de avaliação, visto que durante a aula o professor consegue perceber as dificuldades apresentadas pelos educandos”.
Estudar Matemática também ficou mais fácil, já que o tablet possui programas e recursos que facilitam nessa matéria. O uso do tablet em minha disciplina foi uma experiência muito positiva. Utilizei o Microsoft Excel para criarmos uma planilha que solucionasse equações do 2º grau, contextualizando com o conteúdo abordado em sala de aula. Foi importante observar o interesse maior dos alunos ao utilizar os tablets para trabalhar o conteúdo tão convencional”, disse o professor de Matemática da Escola Thereza Siqueira Mendes, João Luis Thomaz.

Última Edição