AME de Santa Fé obtém 99,3% de satisfação em pesquisa

Publicado em 30/04/2016 00:04

Por Lucas Machado

11 AME de Santa Fé conquista 99,3  em pesquisa de satisfaçãoO AME – Ambulatório Médico de Especialidades – de Santa Fé conquistou a nota de 99,3 na PSU – Pesquisa de Satisfação do Usuário –, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde, que teve o objetivo de avaliar o funcionamento das unidades e a satisfação dos pacientes.
Com o resultado, é possível avaliar os trabalhos desenvolvidos e a estrutura física dos ambulatórios, e, ainda, identificar o que é necessário para ser melhorado.
Foram analisados os quesitos espaço físico, atendimento da recepção, atendimento da equipe médica e da equipe de enfermagem, atendimento de outros profissionais e ambulatório. A pesquisa é referente a 2015 e foi realizada com pacientes das unidades.
A pesquisa destina-se à avaliação da percepção dos usuários quanto à qualidade dos serviços prestados no ambulatório, e são aplicadas diariamente aos pacientes atendidos.
Ela é feita verbalmente, registrada em papel de forma anônima, apenas com identificação numérica e os modelos dos questionários são padronizados e enviados pela Secretaria de Estado da Saúde ao Ambulatório por meio eletrônico, e é encaminhada também uma planilha de consolidação para preenchimento das respostas obtidas.
Para a gerente Vera Lacerda, essa pesquisa é muito válida, pois mostra o trabalho que vem sendo realizado em cada unidade. “O resultado da avaliação mostra que estamos no caminho certo e nos motiva a continuarmos desempenhando nosso trabalho da melhor forma possível. A qualidade no atendimento ambulatorial é um objetivo de toda a equipe do AME de Santa Fé do Sul”, disse.
Para o provedor da Santa Casa de Votuporanga, Luiz Fernando Góes, “a visão de quem usa o serviço é muito relevante, e é por meio dela que podemos saber se estamos atendendo as pessoas adequadamente. O resultado positivo da avaliação comprova a qualidade de nossa estrutura física e dos profissionais que atuam no serviço”.
O AME de Santa Fé é um projeto do Governo do Estado de São Paulo, que a partir de um Contrato de Gestão assinado entre a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e a OSS – Santa Casa de Misericórdia de Votuporanga, iniciou suas atividades em 18 de agosto de 2008, porém foi inaugurado oficialmente no dia de 19 de setembro de 2008.
Os atendimentos prestados pelo ambulatório são exclusivamente do SUS – Sistema Único de Saúde –.
Os principais serviços prestados são consultas médicas e não-médicas especializadas, exames ambulatoriais e pequenas cirurgias. Por mês, são realizadas 5.182 consultas, 311 cirurgias e 11.728 exames, bem como, por dia, 745 pacientes são atendidos.
A área de abrangência do AME Santa Fé compreende uma região de aproximadamente 47 mil habitantes, distribuídos em seis municípios, sendo eles Santa Fé do Sul, Rubineia, Santa Clara do D’Oeste, Santa Rita D’ Oeste, Nova Canaã Paulista e Três Fronteiras.
O AME conta com um corpo clínico especializado e humanizado, pronto para atender o paciente de acordo com a sua necessidade, atendendo de segunda à sexta-feira, das 6:30 às 18:00 horas; e ainda envia torpedos para o celular dos pacientes agendados. O primeiro é enviado 48 horas antes da consulta e o segundo 24 horas antes de seu atendimento.
Os serviços prestados contam com equipes multiprofissionais, com um corpo médico especializado; apoio diagnóstico amplo, com equipamentos de alta tecnologia;
sistema de agendamento; e rotina estabelecida para atender os pacientes da forma mais rápida possível, com a possibilidade de realização de vários procedimentos em um único dia.
As especialidades médicas são Cardiologia, Cirurgia Geral e vascular, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Geriatria, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Proctologia, Urologia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Terapia Ocupacional.

Última Edição