POLÍCIA MILITAR CRIA NOVA SISTEMÁTICA DE ATENDIMENTO PARA AS LIGAÇÕES 190
O 16º BPM/I – Décimo Sexto Batalhão de Polícia Militar do Interior -, vem informar, que a partir de 2 de maio, estará em andamento a finalização da implantação da centralização do atendimento do número de telefone 190 para o acionamento de emergência da Polícia Militar em nossa região.
Isso significa que estas ligações serão recebidas e cadastradas pelos Policiais Militares atendentes do Copom – Centro de Operações da Polícia Militar de São José do Rio Preto -, e, em alguns segundos já estarão na tela do computador do policial miliar na sede do Batalhão em Fernandópolis, que fará o despacho da viatura para o atendimento da ocorrência solicitada pelo município.
Umas das vantagens desta sistemática é que sua operação é feita inteiramente por policiais militares treinados especificamente para este fim, de maneira que o cadastro da solicitação se torne mais célere e técnica, inclusive com a gravação automática de toda a conversação entre o policial e o solicitante, resultando em maior eficiência profissional do atendimento como um todo, além de que os policiais miliares da localidade que vão atender ao chamado, especialmente nos municípios de pequeno porte, ficam disponíveis unicamente para o atendimento da ocorrência.
O modo de trabalho no novo sistema é simples, mas para o cadastro sem demora da ocorrência pelo policial militar que atender ao telefone 190, serão feitas ao solicitante algumas perguntas sobre informações básicas iniciais, para somente após ouvir as informações complementares da solicitação. Deste modo, esses dados preliminarmente coletados são imediatamente cadastrados e enviados ao computador do Policial Militar encarregado de despachar a viatura ao local da ocorrência.
As perguntas do atendente do telefone 190 ao solicitante da ligação serão como, Qual o município da ocorrência? Qual o endereço? O que está acontecendo?
É fundamental ao solicitante da ligação do telefone responder estas perguntas iniciais ao policial militar, para que depois ele possa prosseguir na coleta dos demais dados, como, por exemplo, pessoas envolvidas, objetos, armas, veículos, entre outras informações úteis para o fechamento do cadastro da solicitação.
Para tanto, é necessário que o solicitante compreenda a importância de saber, com clareza, o nome do município em que está o nome da rua e o número do imóvel ‘ou numeral mais próximo’ do local da ocorrência; fazer uma narrativa simples do que houve, o que está ocorrendo ou o que está por ocorrer.
Este novo sistema teve início no final de 2013 e já estava em operação em cerca de 20 municípios da nossa região, entre eles, Fernandópolis, Nhandeara, Cardoso e cidades ao seu entorno e a partir de ontem, 2, todas as demais formam abrangidas conforme o seguinte previsão, como Votuporanga; dia 3 Cardoso e Riolândia; dia 4: Jales e Santa Salete;
Já no dia 5, Populina, Turmalina, Dirce Reis, Vitória Brasil, Aspásia, Mesópolis, Urânia, Dolcinópolis, São Francisco, Pontalinda, Paranapuã, Palmeira D’Oeste, Nova Canaã Paulista, Rubinéia, Santana da Ponte Pensa, Santa Clara D’Oeste, Marinópolis, Aparecida D’Oeste e Santa Albertina; Já as cidades de Santa Fé do Sul; Três Fronteiras; Parisi; Américo de Campos e Valentim Gentil iniciará esta nova norma a partir do dia 6.